3 Atitudes que Você Precisa para se Tornar um Nômade Digital - World by 2 - Dicas de Viagem

3 Atitudes que Você Precisa para se Tornar um Nômade Digital

Publicado em 18/10/2021

Olhando para trás, houve uma mudança dramática no que significa trabalhar em um negócio relacionado à Internet. Já se foi o tempo em que desenvolvedores, criadores de conteúdo, marketeiros e consultores eram retratados como nerds, sentados em um escritório dia e noite sem muito contato com o mundo exterior. 
Hoje em dia, o aumento da disponibilidade de acesso à Internet de alta velocidade a preços acessíveis abriu novas oportunidades para empreendedores dispostos a usar tecnologias da web.
nômade digital
Trabalhar remotamente tornou-se um plano de carreira viável para aqueles que não querem passar a vida em um cubículo corporativo. Depois de todo o ocorrido no ano de 2019/2020/2021 muitos trabalhadores se viram obrigados a adotar o home office, gostando ou não.
Muitas dessas pessoas perceberam que o trabalho remoto pode lhes fazer muito bem, assim como outras pessoas também perceberam que este tipo de trabalho é um horror para elas.
Para aqueles que gostaram da ideia, alguns perceberam inclusive que: Contanto que tenham um dispositivo com acesso à internet, indivíduos que trabalham online não ficam mais presos a um lugar para fazer seu trabalho.

Digite no google "nômade digital" e entenda o estilo de vida de pessoas que, ao utilizar totalmente o poder das tecnologias modernas baseadas na web, perceberam que trabalhar não implica mais que alguém deva estar enraizado sempre no mesmo lugar. 
No entanto, ser um nômade digital não é fácil, apesar do que alguns nômades famosos do Instagram pode fazer você acreditar. 

Nós fomos nômades digitais por 2 anos (agora estamos parados no Brasil por conta da pandemia) e podemos afirmar que não é tão simples nem tão glamoroso quanto parece.
Apenas aqueles que entendem e adotam a mentalidade necessária têm probabilidade de sucesso. Você deverá mudar muitos pensamentos e hábitos para conseguir de adaptar.
Para ajudar vocês a enfrentar o desafio de um estilo de vida nômade, compilamos uma lista de sugestões que podem ajudá-los neste caminho:

Pratique a autodisciplina

Acredite: uma das melhores maneiras de desperdiçar sua chance de sucesso é transformando seus dias de trabalho como nômade em férias. Em vez disso, o que você deve fazer é praticar a autodisciplina. Crie rotinas diárias, semanais e mensais. Não desperdice seu dinheiro em itens turísticos cafonas. Use meios de transporte baratos e eficientes. 
Festeje de vez em quando como recompensa por trabalhar duro, mas esqueça festas e farras todo final de semana. 
Chegará o momento em que seu equilíbrio entre trabalho e lazer será mais focado no lazer, mas demora um pouco para chegar lá. Tenha paciência.

Sempre tenha um plano B

Se há um lema que você deve sempre manter em mente enquanto for um nômade, é este. Durante suas viagens, você inevitavelmente enfrentará todos os tipos de problemas inesperados. Não se deixe abater; ocorrências boas e ruins têm a mesma probabilidade de acontecer e, além disso, você não faria isso a menos que tivesse gosto por aventura.
Então você perdeu seu laptop em algum lugar? Felizmente, você sempre carrega seu smartphone com você, e ele tem muitas das mesmas funções que permitem que você trabalhe enquanto procura o laptop (ou ganha dinheiro para comprar um novo). 
Seu maior cliente decidiu repentinamente buscar outras oportunidades? Felizmente, viajando você conseguiu estabelecer uma série de contatos que podem ser úteis para achar um novo cliente. Ou seja, procure desenvolver o hábito de sempre planejar dois passos à frente, acontecendo algo bom ou ruim.
Isso é indispensável.

Não desista, mas se desistir, faça sem arrependimentos

Isso é desnecessário dizer, mas se você está decidido a seguir uma carreira nômade, não pode se dar ao luxo de desistir quando as coisas ficarem difíceis. E elas vão ficar, sem dúvida. Ajustar-se a novos ambientes o tempo todo pode deixá-lo mentalmente exausto, enquanto o trabalho continua se acumulando. 
Grandes eventos da vida, como casamentos (ou funerais, em uma nota mais séria) podem estar acontecendo na sua ausência, forçando você a pensar em como está perdendo certas coisas. Seus novos amigos e conhecidos irão eventualmente seguir o caminho deles, fazendo você se sentir solitário e abatido. 
Em momentos como este, você tem que se lembrar do seu objetivo, o motivo pelo qual você começou a fazer isso em primeiro lugar. Não desista, pois esta é uma oportunidade que vale a pena aproveitar.
Mas se tudo parecer muito para você conseguir lidar, desista sem arrependimentos, siga sua vida de volta, trace planos para o futuro que você deseja após tentar o nomadismo e tenha uma boa história para contar.

Veja também

0 comentários via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana