Brasil | Cidades que Fazem Parte do Circuito das Águas do Interior Paulista - World by 2 - Dicas de Viagem

Brasil | Cidades que Fazem Parte do Circuito das Águas do Interior Paulista

Publicado em 21/09/2021

Para quem mora na capital paulista, nas cidades da Grande São Paulo ou até mesmo em outros estados, é fácil acessar o Circuito das Águas Paulista (CICAP), uma região repleta de natureza, ótima gastronomia e muitas atrações históricas. Passar o feriado de 07 de setembro ou de 12 de outubro por lá é experimentar um cardápio variado de atividades, que agradam tanto adultos como crianças.
circuito das águas interior de sp
Foto: Site Oficial

O que é e onde fica o Circuito das Águas Paulista?

Composto pelas cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, o Circuito das Águas Paulista está localizado nos arredores da Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, entre vales e montanhas cobertos de muito verde.
Se você ama a Serra da Mantiqueira e quer um descanso da vida agitada da cidade grande, o Circuito das Águas Paulista com certeza é para você. 
Planeje seu roteiro de acordo com suas cidades preferidas e aproveite. Para isso, vamos te ajudar a selecionar a cidade que é mais a sua cara e fazer dos seus dias no Circuito das Águas Paulista ainda mais divertidos e emocionantes.
O Circuito das Águas Paulista é uma ótima opção de viagem e diversão. São nove cidades emolduradas pela Serra da Mantiqueira e próximas à capital paulista, com muitos passeios para famílias com crianças, casais ou mesmo para grupos de amigos.

O que fazer em cada uma dessas cidades?

O Circuito das Águas Paulista tem de tudo para todos os gostos e bolsos: natureza, aventura e cultura, além de compras e boa gastronomia. É possível fazer um bate e volta, alugar um chalé ou se hospedar em um hotel fazenda ou uma pousada e passar dias inesquecíveis com sua família e amigos.

Águas de Lindóia

Em Águas de Lindóia, por exemplo, as atrações são os parques espalhados pela cidade, além das famosas fontes de águas mineiras. 
A cidade tem na sua praça central, com grande lago, um espaço agradável para um passeio em família, com muito espaço para correr e brincar. Passar o dia no Thermas Hot World, um parque aquático, com brinquedos como o Castelo Encantado e o Parque Baby and Kids, é uma diversão refrescante para todas as idades.
Que tal um passeio a cavalo? O Forte Apache é o lugar certo para essa experiência. Certamente as crianças vão adorar os animais, enquanto os pais vão voltar no tempo na arquitetura do local: um “forte apache” feito em madeira, igualzinho aos dos antigos filmes de faroeste.

Amparo

Em Amparo, as construções históricas preservadas e o ar do campo vão fazer bem ao seu descanso. 
Amparo oferece a oportunidade de viajar aos céus no Observatório Astronômico, que, além do planetário, tem o Espaço Galileo, com um telescópio potente, o maior em operação no Brasil, de onde é possível observar vários planetas e estrelas. No Parque Ecológico Municipal, uma grande e tranquila área verde, com trilhas para serem percorridas, orquidário, mini museu e espaço para muitas brincadeiras esperam a família inteira para boas horas junto à natureza.

Holambra

Já em Holambra, as opções são as flores cultivadas na cidade e exportadas mundo afora, além de bons restaurantes e de uma arquitetura inspirada na Holanda.
É uma cidade que encanta adultos e crianças. As plantações de flores, em estufas que abrigam milhões de vasos coloridos, é um bom passeio a ser feito na cidade. O Moinho Povos Unidos é um moinho de vento construído na tradição holandesa, considerado o mais alto de seu estilo na América Latina. É um dos cartões-postais da cidade e um local para ótimas fotos. Além disso, tem no seu entorno várias lojinhas de artesanato.

Jaguariúna

Jaguariúna tem imensos campos rurais, o Museu Ferroviário e passeio de Maria Fumaça. A cidade tem espaços especiais para a criançada, como o Naga Cable Park, espaço para esportes náuticos, inclusive o wakeboard, com instrução para iniciantes, e com brinquedos aquáticos para os menores. Outra opção é viajar na Maria Fumaça, como nos tempos antigos, embalado pelo barulho do trem que corta áreas rurais, trazendo um ar bucólico e histórico. O passeio tem duração de uma hora e meia.

Lindóia

Lindóia tem praças e lagos excelentes, além de ser a sede da água mineral mais famosa do Brasil. Uma opção tranquila para uma pescaria ou um piquenique em família, com árvores no seu entorno que garantem ótimas sombras para descansar.

Monte Alegre do Sul

Em Monte Alegre do Sul, as atrações ficam por conta das fontes de água mineral, dos ótimos hotéis fazenda e de uma gastronomia exemplar.
A Cidade das Artes apresenta uma exposição permanente com releituras de grandes mestres da pintura em 44 casinhas encantadoras. Há, também, espaço para homenagem aos grandes artistas locais, bem como a exposição de esculturas originais do artista ilhabelense Gilmar Pinna.
A cidade também conta com o Santuário do Senhor Bom Jesus, construção centenária inspirada na Igreja de Jesus, em Roma. Para quem busca presentear a criançada, a JM Brinquedos Educativos, localizada no Distrito das Mostardas, tem brinquedos artesanais feitos em madeira para crianças de todas as idades.

Pedreira

Em Pedreira é possível adquirir o melhor das peças em cerâmica para decoração. A cidade também tem lindos recantos para passeios agradáveis em família. 
Conhecida como um verdadeiro paraíso para compras de porcelanas, tem lojas que vão encantar também as crianças. São as que vendem produtos em MDF, onde é fácil de encontrar casinhas de boneca, porta carrinhos, bauzinhos, entre outros itens, que podem ser inclusive pintados pelos pequenos depois. Na Fazenda Santa Clara, produtora de vários tipos de queijos, tem restaurante que serve comida caipira feita no fogão à lenha e um tour para conhecer a produção do queijo.

Serra Negra

Já em Serra Negra, confira fontes de água mineral, passeios a cavalo, boa produção de malhas e boa oferta hoteleira. Vale ainda passear no teleférico e visitar a imagem do Cristo Redentor. 
Serra Negra tem espaços muito especiais para a criançada, como a Disneilândia dos Robôs, um lugar incrível com vários robôs e engenhocas mecanizadas feitos de sucata, visando a reciclagem e reaproveitamento de todo o tipo de material. Crianças e adultos aprendem e se divertem com os robôs e as engenhocas, apertando botões e puxando alavancas. Serra Negra tem ainda o teleférico, um passeio rápido, mas que vale a pena. O trajeto feito em cadeirinhas tem 1.400 metros de extensão e dura 15 minutos.

Socorro

Fechando o cardápio de opções, Socorro tem, além do casario histórico, dezenas de passeios ligados à natureza, geralmente com uma forte pegada de turismo de aventura.
Você pode ainda visitar propriedades rurais que produzem cachaça, café e mel, além de uma infinidade de produtos orgânicos. Bons restaurantes e cafeterias, cenários belíssimos, construções históricas preservadas, hotelaria diversificada, esportes de aventura e opções diversas de compras – entre queijos, vinhos, cervejas artesanais, doces, geleias, malhas e embutidos de qualidade.
O rafting Rio do Peixe tem opção de percurso de 4 km e é indicado para crianças a partir de cinco anos. Dão preferência por pessoas da mesma família ou viajando juntas em um mesmo bote. São várias as empresas que oferecem o serviço.  No Mundaka Aventura, no Parque Monjolinho, há mais de dez atividades para diferentes perfis de aventura, entre elas tirolesas, trilha das cachoeiras, entre outras para serem vividas por adultos e crianças.

Descubra mais dicas para seu roteiro:


Para saber mais sobre o Circuito das Águas Paulista (CICAP), acesse: www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br

Mapa das cidades do Circuito das Águas do interior paulista

Veja também


*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Encontre onde ficar com o Airbnb ou com a Booking.com
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana