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Como Criar um Excelente Conteúdo para seu Blog

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Se você começou um blog, já deve saber que provavelmente 99% do seu tempo é gasto escrevendo para quase ninguém, tendo bloqueios criativos e duvidando de si mesmo.

Você sempre dá uma olhada no analytics para ver se as visualizações aumentaram e fica ansioso se diminuíram… Entendo. Eu já fiz isso. Eu ainda faço isso às vezes…

Então, como você luta e trabalha para criar um conteúdo realmente bom com o qual você e sua audiência fiquem animados.

Bem, acredito que a criação de um conteúdo épico de um blog está uma ideia simples: fornecer uma proposta de valor única para seus leitores. Nesta postagem, discutiremos os detalhes de como podemos fazer isso.

criar conteúdo

Fico feliz em admitir que este blog tem conseguido cumprir a meta de visualizações que havíamos definido no início deste ano, mas já escrevemos para quase ninguém por muito tempo e não desistimos.

Essa é a atitude que você deve adotar. Não podemos corrigir nossos erros antes de saber que são erros, então vamos nos concentrar em seguir em frente, certo?

Só escreva posts realmente bons

Vamos começar com suas ideias de conteúdo: Como um blogueiro, seu tempo é precioso, então não perca horas de trabalho com ideias idiotas que não têm muita procura.

Você deve escrever muito nos primeiros meses, divulgando as postagens o máximo que puder, mas de nada adianta se o seu conteúdo for uma porcaria. Não adianta produzir conteúdo apenas por uma questão de “tenho que produzir conteúdo”.

Seja criterioso quanto às suas ideias e concentre-se em entregar uma postagem de excelente qualidade, em vez de 5 postagens medíocres. 

Dê uma nova vida ao assunto que vai tratar, oferecendo sua voz única ou criando algo maior e melhor do que qualquer outra pessoa.

Portanto, lembre-se de que a qualidade é importante, e oferecer conteúdo exclusivo é uma grande parte disso.

Itens de ação:

Mantenha um ‘caderno de ideias’ (ou mesmo apenas uma nota no seu telefone), onde anota as ideias de postagens em potencial conforme elas surgem.

Ao tirar uma ideia desta lista, primeiro, pesquise no Google. Pense em um jeito único que você possa escrever sobre isso. 

Escreva tendo em mente o seu público

Bem, o ponto é, sempre tenha em mente o seu público ao escrever. Você já deve ser lido/ouvido sobre “escreva sobre aquilo que você ama, e blablabla”… E sim, obviamente você deve gostar do assunto que escreve, mas acima de tudo, você deve saber quem você quer que leia seu conteúdo. 

Se eu usasse gírias e escrevesse como uma adolescente, provavelmente meu público não iria se identificar, pois viajantes e aqueles que planejam as viagens já sabem se comunicar como um adulto.

Por outro lado, se eu escrevesse sobre bandas K-pop, eu deveria usar uma linguagem muito mais descolada e cheias de gírias do gênero.

Pratique a arte de se colocar no lugar do público e pense “Será que eu gostaria de ler disso?” Definir os desejos e necessidades de seu público é crucial para garantir que você fale com eles de maneira eficaz.

Itens de ação:

Defina seu público ideal e anote em um post-it que você pode manter próximo ao seu espaço de escrita o tempo todo.

Pense no que esse público gosta, como gosta de ser falado.

Encontre blogueiros populares que têm como alvo esse público e reserve um tempo para ler seus blogs. Descubra o que este público gosta lendo seus comentários (#momentostalker).

Como você escolhe seu público ideal

E se houver vários grupos diferentes que gostam do seu blog e você não puder escolher apenas um?

Se você tem bastante experiência em viagens de casais, escreva sobre isso, mesmo que isso signifique afastar parte do seu público de viagens solo. É impossível agradar a todos, então, em vez disso, priorize atender bem a um grupo menor.

No nosso caso, e pode funcionar para você, fizemos o contrário: definimos alguns itens dos quais não falamos por falta de afinidade ou por falta de experiência no ramo.

Leia também: Como Definir seu Nicho

Itens de ação:

Escolha alguns adjetivos que definam o apelo que você deseja ter para o seu público. 

Pense em quem você gostaria que fosse seu fã e lesse todos os seus artigos, descreva uma pessoa e sempre que escrever, pense que está escrevendo para essa pessoa.

Trabalhe com a verdade

Quem nos segue pelo instagram já sabe que sempre que algo acontece conosco ou sempre que não gostamos de algo, dizemos: “Por aqui, trabalhamos com a verdade!” e contamos a experiência ruim.

Muitos blogueiros de viagens caem na armadilha de serem sempre felizes e só mostrar aquilo que dá certo, somente o que é lindo. Quantas vezes já vi fotos extremamente editadas mostrando lugares que parecem incríveis e então eu penso: “Opa! a realidade não é assim não!”. Se você vai editar uma foto ao ponto de modificar a realidade do local, AVISE seus leitores ou seguidores.

Esse tipo de foto sempre absurdamente perfeita não é um nicho, é uma sabotagem aos viajantes. 

Seus leitores querem saber que você é humano e, eles também aprendem com as histórias em que você se ferrou. Porque? Porque essas histórias são relacionáveis ​​e divertidas.

Você deve falar sobre todos os aspectos de suas viagens, porque a ‘conversa real’ e os perrengues são provavelmente no que os leitores mais se conectarão.

Itens de ação:

Durante uma viagem, se algo lhe parecer particularmente negativo ou digno de nota, anote rapidamente para não esquecer. 

Se estiver fazendo algum tipo de recapitulação ou revisão, sempre comece com uma lista rápida de prós / contras. Dessa forma, você já tem todos os seus pensamentos no papel.

Vale um Adendo:

Dito isso, também não seja aquela pessoa que só posta coisa ruim. A chave aqui é a honestidade, não o simples ato de ser um chato e reclamar e se implicar com tudo.

Lembre-se que os títulos são importantes

Honestamente falando, você tem talvez meio segundo para agarrar a atenção do leitor, por isso, garanta que o seu título chama atenção.

As pessoas leem blogs por um motivo: Eles geralmente estão procurando por algo, seja um conselho de viagem específico ou apenas inspiração para uma viagem futura.

Você precisa pensar sobre isso ao criar seus títulos, porque se você está criando conteúdo que ninguém se interessa está perdendo seu tempo escrevendo.

Leia também: Como Criar Títulos que Chamem Atenção?

Itens de ação:

Acesse algumas páginas populares do Facebook relacionadas a viagens em seu nicho  e observe qual conteúdo é popular / está obtendo muito engajamento. Observe como seus títulos são elaborados e tente identificar temas comuns.

Tente renomear algumas de suas postagens mais antigas para dar a elas um título totalmente novo e, em seguida, compartilhe de novo nas redes sociais para ver se está obtendo mais cliques. 

IMPORTANTE: Tenha cuidado para não alterar os links permanentes de sua postagem, pois isso pode causar links quebrados!

Tenha fotos bonitas

Muitas pessoas presumem que boa escrita = um bom blog. Infelizmente, vivemos em um mundo muito visual onde esse não é o caso.

A verdade é que as pessoas têm afinidade com coisas bonitas. Então essa dica é simples: Deixe seu blog lindo! Poste fotos bonitas!

Leia também: Guia | Conceitos de Fotografia com Smartphone

Itens de ação:

Tenha boas fotos. No mínimo, suas fotos devem ser nítidas, não borrad

Arranje um bom tema para seu blog ter um belo template.

Não negligencie a gramática e ortografia

Não há problema em não ter a melhor grafia ou pontuação, mas em uma postagem de blog realmente boa, quaisquer erros devem ser tão pequenos ou insignificantes que não interrompam o fluxo de leitura do conteúdo.

Para escrever bem a dica é : Leia muito e escreva muito. Constantemente. Obsessivamente.

Quanto mais você mergulha na escrita eficaz, mais a absorve e tem uma ideia do que funciona e do que não funciona.

Isso vai além dos blogs. Leia livros, leia revistas. Você descobrirá que “jornalismo de viagens” é substancialmente diferente de qualquer coisa que você encontraria em um blog.

Dito isso, se você escreve sobre viagens, não se limite apenas a ler sobre viagens. Você deveria estar lendo romances, notícias, tudo… Acredite em mim, isso faz uma grande diferença.

Itens de ação:

Revise seu conteúdo com fervor. Leia seu conteúdo em voz alta e sinta o fluxo da leitura. Se você parecer estranho ao lê-lo, provavelmente é porque o fluxo está sendo interrompido e você não está escrevendo da maneira que fala. Mude isso.

Faça com que seja fácil para os leitores encontrarem o que procuram em seu blog

Um bom conteúdo não significa nada se seus leitores não puderem encontrá-lo. Uma vez, encontrei um blog de que gostei e então percebi que ele não tinha uma caixa de busca… eu queria saber mais sobre o lugar, fazendo uma busca no blog e simplesmente não tinha. eu teria que ficar procurando na barra de navegação e rolando páginas. Bom, você já deve saber o que eu fiz… Saí do blog e busquei em outro.

Portanto, a lição é esta: não faça seus leitores pularem por obstáculos. Torne a vida deles o mais fácil possível.

Itens de ação:

Certifique-se de ter um menu de navegação dividido em categorias interessantes. Coloque-se no lugar de um leitor… Se você estivesse em um blog de viagens, como gostaria que as informações fossem organizadas? 

Por aqui, fazemos a organização por destinos e também por outros assuntos relacionados com a viagem. Certifique-se de que este menu de navegação seja fácil de ver e encontrar.

Deixe a vista de maneira fácil um botão de pesquisa dentro do seu blog.

Pense em sua experiência de usuário. Seu objetivo é manter o leitor engajado em seu site, certo? Então, como você pode mantê-los lendo mesmo depois de terminar a postagem? 

Alguns truques: Use uma barra lateral com links para suas postagens mais populares / postagens relacionadas para conduzir os leitores ao seu site.

Dê valor ao seu conteúdo

Por último, mas não menos importante, em todo o processo de criação de conteúdo, lembre-se de pensar no valor que seu conteúdo oferecerá.

Os leitores procuram você porque estão tentando tirar algo disso. Entenda o valor que você está fornecendo e trabalhe duro para realmente superá-lo.

Aqui estão alguns tipos diferentes de valor que você pode fornecer:

Entretenimento:

Se o seu “valor” é entretenimento, é melhor você certificar-se de que a história seja escrita com inteligência incrível e piadas dignas de risos, porque caso contrário, você é uma opção enfadonha em comparação com outros blogs de entretenimento por aí.

Inspiração:

Para que isso funcione, sua vida e história precisam ser não apenas únicas, mas incríveis. Hoje em dia, não basta apenas vender todas as suas coisas e se mudar para o Sudeste Asiático. Muitos outros já estão fazendo isso. Se você vai arrasar nesta categoria, precisa oferecer uma visão única que ninguém mais pode…

Formação:

Este é o tipo de valor que procuro. A Internet é um grande reservatório de informações, e os blogueiros têm o poder único de oferecer dicas e conselhos práticos com base em experiências pessoais. Para que esse tipo de valor funcione, você precisa ter certeza de que seu conteúdo está realmente repleto de fatos e informações sólidas. Dessa forma, você pode se estabelecer como uma autoridade confiável.

Itens de ação:

Antes de iniciar qualquer postagem, anote sua meta de postagem. O que você deseja que seus leitores tirem disso? É inspiração visitar um determinado lugar? Uma história boa e engraçada? Dicas informativas que são específicas do destino?

Ao escrever sua postagem, certifique-se continuamente de que tudo o que você escreve contribui para esse objetivo.

Resumindo

Escrever um bom conteúdo não é uma tarefa fácil, mas é incrivelmente importante, pois nenhum bom blog pode sobreviver sem ele.

Espero que você tenha encontrado valor nas dicas que forneci hoje e que possa aplicá-las imediatamente em seu próprio blog. 

Então, por enquanto é isso. Reserve um tempo para digerir todas essas informações, e em breve estarei de volta com muitas outras dicas práticas.

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