Guia de Como Planejar seu Blog por 1 Ano - World by 2 - Dicas de Viagem

Guia de Como Planejar seu Blog por 1 Ano

Publicado em 29/11/2021

Você realmente precisa de muita paciência ao iniciar um novo blog. Poucos blogs novos ganham muito dinheiro no primeiro ano.
Começamos a postar ativamente no World by 2 em 2019 e até hoje, nestes 3 anos desde o lançamento o Wb2 cresceu de zero para mais de 10.000 sessões mensais. Não é um número absurdo, mas já imaginou o que podemos fazer em alguns anos a frente?
Se você se empenhar, estudar SEO e entender seu público, você pode escrever alguns posts que o Google e seus leitores adoram e seu blog começa a ganhar vida própria. O tráfego começa a crescer como uma bola de neve e de repente parece que você precisa de pouco esforço para as pessoas chegarem a você.
planejamento blog
Agora, não tenha uma ideia errada disso. Começar um blog exige compromisso. Haverá momentos em que será muito fácil desistir. Mas quando começa a funcionar - uau!
E erra quem pensa que é necessário escrever todos os dias. Você pode ter um excelente post publicado uma vez por semana e ainda assim conseguir tráfego de leitores.
É disso que se trata este planejamento. Como te deixar mais confortável escrevendo seu blog e sem desistir nos primeiros meses. Por que acredite, vai acontecer: Você decide postar uma vez por semana e na noite anterior ao prazo para sua postagem, você não tem ideia do que escrever.
Em vez de escrever um post que lhe traga tráfego, você escreve sobre o primeiro tópico que vem à sua cabeça. Sim, todos nós já fizemos isso! 
É aqui que o Planejamento de 1 Ano de blog te ajuda. Diz o que você precisa fazer a cada mês e o incentiva a planejar suas postagens para obter o máximo impacto.
Este planejamento cobre todas as diferentes etapas que você pode seguir para construir e crescer seu blog. Alguns de vocês estarão construindo listas de e-mail, postando uma vez ou duas vezes por semana, criando brindes (freebies)... até mesmo lançando seu primeiro produto.

Ou você pode simplesmente seguir a abordagem que segui com o World by 2 nos primeiros meses: Apenas escreva. Escreva bons posts, que te dão orgulho, concentre-se na criação de conteúdo que os seus leitores AMAM. E você também verá seu blog crescer.
Listas de e-mail, brindes, produtos digitais podem vir mais tarde ou você pode nunca se interessar em fazê-los.
Não existem regras definidas para os blogs. Depende muito do tipo de blog que você quer criar. A única coisa que você DEVE FAZER é aprender um pouco de SEO básico, promova suas postagens em uma ou talvez duas plataformas de mídia social e escreva o tipo de postagem que aparece nos resultados da pesquisa quando seu potencial leitores estão procurando no Google.
Blogar é muito mais do que apenas escrever. Você pode ser o melhor escritor do mundo, mas se você escrever sobre os tópicos errados, ninguém vai se interessar. Se você deixar de promover suas postagens e atrair tráfego para seu blog, ninguém chegará até o seu blog.
Acima de tudo, seja paciente. Aproveite a jornada!

Planejamento de 1 ano de Blog

Continue neste artigo para aprender:
- As etapas exatas que você precisa seguir a cada mês para fazer seu blog crescer.
- Como gerar tráfego e construir sua lista.
- Usando seu blog para ganhar dinheiro com produtos digitais e programas de afiliados.
- Como criar e vender seu primeiro produto.
Aqui está uma visão geral do que você fará nos próximos 12 meses.

🚩Mês 1

Conforme você progride em seu primeiro ano como um blogueiro novato, você terá diferentes prioridades. No começo, seu blog não tem conteúdo. Planejar e escrever conteúdo é sua principal prioridade para o primeiro mês. Faz sentido adiar a promoção até que você tenha uma quantidade razoável de conteúdo em seu blog.

Atividades: Pesquise o seu nicho e encontre uma palavra que defina seu nicho. Agora faça diferentes perguntas usando essa palavra.
Exemplo: Nicho: Viagem - palavra que quero usar: Albergue - perguntas para fazer: o que é um albergue? como funciona um albergue? qual melhor albergue do Brasil?
Crie de 10 a 15 ideias de posts que respondam as perguntas que você fez.


🚩Mês 2 e 3

O segundo e o terceiro meses serão muito relacionados ao tráfego e a maioria dos seus esforços será focada na promoção de suas postagens. Sem tráfego, é impossível ganhar dinheiro com blogs.

Atividades do mês 2: Crie um perfil no Pinterest. Tente criar 1-3 novos pins todos os dias. Você pode ter vários pins para a mesma postagem, desde que eles tenham imagens diferentes.
Escreva Continue a escrever 1 ou 2 posts por semana de acordo com a técnica do mês anterior, crie pins para cada postagem e promova no Pinterest.

Atividades do mês 3: Crie um perfil da sua página no Facebook e compartilhe seus posts por lá pelo menos 1 vez na semana.
unte-se a grupos do Facebook em seu nicho. Faça comentários úteis. 
Continue escrevendo para seu blog ao menos 1 vez por semana e compartilhando em suas redes sociais.
Comente em blogs de outras pessoas.


🚩Mês 4 e 5

Nos meses quatro e cinco, você está pronto para começar a ganhar dinheiro. Crie brindes para que as pessoas se inscrevam em sua lista de e-mail e ingressem em programas de afiliados. Escreva comentários e promova produtos para sua lista.

Atividades do mês 4: Configure uma lista de e-mail. Crie um brinde (uma check list, um e-book) e adicione-o ao seu formulários para motivar as pessoas a se inscreverem em sua lista. Promova seus brindes nas redes sociais.
Exemplo: Check in do que você precisa levar ao se hospedar em um albergue.
Inscreva-se no programa de afiliados da Amazon. Pesquise e se inscreva em outros programas afiliados relevantes em seu nicho.

Atividades do mês 5: Escreva um post sobre o seu produto favorito relevante para o seu nicho e adicione links de afiliados.
Promova seus produtos de afiliados em sua lista de e-mail de uma forma útil e não comercial.


🚩Mês 6 e 7

O sexto e o sétimo mês serão sobre a reorientação do tráfego. Você vai se esforçar para obter mais tráfego de mídia social e trabalhar no SEO para impulsionar seus rankings do Google.

Atividades: Estudo tudo que puder sobre SEO. aplique tudo que estudar em suas postagens já publicadas e a partir de agora, só faça postagens com a técnica de SEO bem desenvolvida em seus posts.


🚩Mês 8 e 9

Agora é hora de produzir seu primeiro produto, passe o oitavo e o nono meses focando na criação.

Atividades mês 8: Envolva-se com sua lista de e-mail e descubra quais problemas eles precisam de ajuda.
Pergunte à sua lista sobre a ideia do seu produto digital e ajuste sua ideia com base nas reações deles. Crie um produto esboço, (ebook ou curso), e escreva seu primeiro rascunho. Encontre testadores do seu produto e ganhe depoimentos.
Planeje como você vai produzir, lançar e vender seu produto.

Atividades mês 9: Continue a aumentar sua lista de e-mail usando brindes relacionados ao seu produto. Dê dicas sobre o seu novo produto à sua lista. Escreva postagens como um aquecimento para
lançando seu produto. Crie e Finalize seu produto.
Exemplo: E-book - Quais os 3 principais albergues de cada capital da Europa 


🚩Mês 10

No décimo mês, você estará pronto para lançar seu produto em sua lista de e-mail.

Atividades: Lance seu produto para sua lista de e-mail.
Promova seu produto nas redes sociais.
Envolva-se com sua rede de blogs e convide-os a serem afiliados de seu produto. 

Artigo para saber mais: O que é Marketing de Afiliados

🚩Mês 11 e 12

No mês onze, venda e promova seu produto e no mês doze você pode revisar o progresso do seu primeiro ano. Comece a planejar para o próximo ano!

Atividades mês 11: Aproveite todas as oportunidades para promover seu produto. Promova consistentemente nas redes sociais. Tenha orgulho do seu trabalho!
Mais uma vez, envolva-se com sua rede de blogueiros conhecidos e encontre afiliados para seu produto.

Atividades mês 12: Reflita sobre o ano - o que deu certo e o que você pode fazer melhor no próximo ano. Planeje seus objetivos pelos próximos 12 meses.
Analise seu tráfego usando o Google Analytics. Quais postagens estão trazendo tráfego para você e quais precisa melhorar.
Agradeça a sua lista de e-mails por apoiá-lo em seu ano como blogueiro.

Veja também

0 comentários via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana