Como Evitar os Pickpockets (Batedores de Carteira) e Não Ser Roubado em uma Viagem - World by 2 - Dicas de Viagem

Como Evitar os Pickpockets (Batedores de Carteira) e Não Ser Roubado em uma Viagem

Publicado em 17/03/2022

Se você está planejando uma viagem internacional, provavelmente já foi avisado sobre os perigos dos batedores de carteira. 
Infelizmente, os batedores de carteira são bastante comuns na Europa, mas eles existem no mundo todo e até o viajante mais experiente pode acabar sendo roubado sem perceber. Um batedor de carteira habilidoso pode tirar o relógio do seu pulso ou arrancar a carteira da sua bolsa sem que você perceba.
evitar pickpockets
Nós nunca fomos furtados durante uma viagem e felizmente, existem medidas que você pode tomar para evitar batedores de carteira e ser mais esperto que os ladrões.
Ah, e quando falamos de batedores de carteira, na verdade eles podem conseguir roubar o que estiver mais fácil: carteiras, celular, tablets, chaves, relógios, pulseiras, então fique sempre atento!

Quais as cidades com maior número de furtos do tipo pickpocket

Os batedores de carteira (pickpockets em inglês) podem ser encontrados em todo o mundo, mas são especialmente comuns nas grandes cidades que são pontos turísticos. Aqui estão algumas das cidades com maior número de batedores de carteira:
Rio de Janeiro, Brasil
Miami, EUA
Paris, França
Barcelona, ​​Espanha
Hanói, Vietnam
Atenas, Grécia
Madri, Espanha
Praga, República Tcheca
Buenos Aires, Argentina
Roma, Itália
Florença, Itália
Amsterdam, Holanda
Os carteiristas normalmente operam nas áreas turísticas das grandes cidades, como Las Ramblas em Barcelona ou ao redor da Torre Eiffel em Paris. 
Eles também operam com bastante frequência no transporte público e em estações de trem movimentadas. Eles também podem atacar no entorno de museus, praias e cafés ao ar livre.

Como são os ladrões?

Embora o termo “batedor de carteira” possa evocar imagens de um homem de aparência suspeita com um casaco escuro, nem sempre é esse o caso. Os carteiristas não têm uma aparência específica.
Homens e mulheres podem ser batedores de carteira, junto com crianças. Na verdade, é comum que grupos de crianças e adolescentes trabalhem juntos como batedores de carteira (geralmente forçados a isso por adultos).
É por isso que é importante estar atento a todos ao seu redor, porque qualquer um pode ser um batedor de carteira, mesmo que não necessariamente “pareça” com um.

Quem é o alvo dos pickpockets?

Os batedores de carteira visam principalmente estrangeiros, e especialmente turistas americanos e asiáticos.
As roupas de muitas pessoas gritam "Eu sou um turista!" e isso os torna um alvo instantâneo.
O comportamento também ajuda os batedores de carteira a determinar seus alvos. Um casal parado olhando para o celular ou aquela pessoa com olhar perdido para um mapa é nitidamente alguém distraído.

Táticas que batedores de carteira usam

Familiarizar-se com as táticas comuns que os batedores de carteira usam o ajudará a evitá-los. 
Aqui estão algumas das táticas mais populares que os batedores de carteira usam para roubar você:

Distração
Uma das táticas mais simples, mas eficazes, dos batedores de carteira é a distração. Um estranho inicia uma conversa com você; enquanto isso, seu cúmplice rouba sua carteira da bolsa aberta. Alguém se aproxima de você enquanto você está em um café na calçada e joga um jornal ou mapa na sua cara e, enquanto você está momentaneamente distraído, ele pega seu celular da mesa.

Usando multidões
Os batedores de carteira adoram multidões. Eles podem roubar sua carteira ou cortar a alça da bolsa e desaparecer na multidão antes mesmo de você saber o que aconteceu. Tente evitar multidões extremas na rua, em estações de metrô, perto de atrações turísticas, etc.

Petições falsas
Este é extremamente comum em Paris, mas também vimos acontecer em Roma. Um grupo de mulheres (pode ser também grupo de adolescentes ou crianças) de uma falsa “instituição de caridade” irá cercar você com pranchetas pedindo que você assine uma petição pela causa delas. Então, uma delas vai aproveitar para tentar te roubar.

Ajudante de bagagem
Se você estiver viajando com muita bagagem pesada, fique atento a essa tática. Acontece mais nas estações de trem e metrô. O batedor de carteira se oferecerá para “ajudar” você a carregar sua bagagem escada acima e a agarrará antes que você possa dizer uma palavra. Muitas vezes ele pode sair correndo com sua bolsa ou mochila.

Metrô
Ao andar de metrô, um grupo de crianças pula em um vagão de trem lotado enquanto ele ainda está na plataforma. Eles vão cercar a vítima, roubá-la e sair rapidamente com os bens roubados bem na hora que as portas do trem vão se fechar. As portas se fecham e você fica preso no vagão do trem e eles fora do trem com seus pertences.

Esbarrão
Uma tática direta de carteiristas é esbarrar em seu alvo na multidão. Enquanto essa pessoa tenta recuperar o equilíbrio, o batedor de carteiras rapidamente o rouba e depois desaparece na multidão.
Essa tática já aconteceu conosco, mas o ladrão não teve sucesso, uma vez que sempre seguimos algumas regras para evitá-los:

Como evitar batedores de carteira

Agora que você conhece as formas mais comuns de operação dos batedores de carteira, aqui estão algumas dicas essenciais para evitar e enganar os batedores de carteira durante uma viagem.

Esteja sempre ciente de onde estão seus pertences
Esta é a maneira mais fácil de evitar ser roubado. Sempre mantenha as mãos em seus pertences.
Homens, mantenham a carteira no bolso da frente, onde possam senti-la (nós sempre indicamos usar uma doleira de segurança). Mulheres, mantenham a bolsa fechada e perto do corpo o tempo todo. Não coloque objetos de valor como seu celular ou óculos de sol sobre a mesa e não pendure sua bolsa nas costas da cadeira.

Considere equipamento de viagem à prova de batedores de carteira
Para ter ainda mais tranquilidade, considere investir em algum equipamento à prova de batedores de carteira para quando você estiver viajando. Um cinto de dinheiro (doleira) é uma ótima maneira de guardar seus objetos de valor de uma forma que é inconveniente para batedores de carteira. 
Para as mulheres, sempre coloque seus documentos e dinheiro no bolso mais escondido da sua bolsa.

Carregue uma bolsa que feche o zíper
Fico constantemente surpresa com a quantidade de mulheres que vejo durante as viagens que andam com bolsas sem fechamento ou que tem fechamento mas não as fecham. Sempre carregue uma bolsa com zíper e certifique-se de que esteja sempre fechada. 
Eu uso uma bolsa no estilo saco que é mais difícil de abrir e sempre carrego minha bolsa com o fecho encostado em meu corpo. Torne o mais inconveniente possível para alguém abrir sua bolsa!

Fique alerta e atento ao seu redor
Os batedores de carteira procuram alvos que já estão distraídos ou com as mãos ocupadas. Se você está no meio de uma multidão assistindo a uma apresentação de rua, isso o torna um alvo fácil. Se você está lutando para fazer sua bagagem subir as escadas de uma estação de trem, isso também o torna um alvo fácil.
Nesse tipo de situação, fique sempre vigilante e fique de olho no que está ao seu redor e nas pessoas ao seu redor. Evite grandes multidões.

Limite o dinheiro que você carrega
Ao viajar pela Europa, não há necessidade de carregar muito dinheiro com você.
A maioria dos países tem caixas eletrônicos de fácil acesso e os cartões de crédito também são amplamente aceitos.
Sempre carregue pouco dinheiro com você.

Proteja sua mochila e bagagem
Sempre mantenha sua mochila e outras bagagens seguras durante a viagem. Isso é especialmente importante em trens ou transporte público. Certifique-se de travar seus zíperes com um cadeado.
Algumas pessoas também gostam de usar as mochilas voltadas para a frente para maior segurança.

Saber como os batedores de carteira operam o ajudará a evitá-los, e ficar vigilante e tomar precauções extras diminuirá a probabilidade de você se tornar vítima de batedores de carteira.
Finalmente, lembre-se de não se preocupar muito com batedores de carteira a ponto de não conseguir se divertir! Contanto que você siga essas dicas, você deve permanecer seguro e protegido.

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!

Veja também


*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Encontre onde ficar com o Airbnb ou com a Booking.com
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana