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O que é uma Análise SWOT e como Fazê-la

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A análise SWOT é uma técnica de brainstorming que fornece a estrutura e os dados necessários para atingir seus objetivos de marketing e deve ser parte integrante de sua estratégia de marketing. Pode ser aplicado a uma empresa inteira, grande ou pequena, ou a projetos individuais, e é uma ferramenta incrivelmente simples que, quando feita de forma eficaz, pode ser muito poderosa.

O que é Análise SWOT

Então, o que exatamente é uma “análise SWOT”? É uma revisão dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da sua empresa. Pontos fortes e fracos são internos – são coisas sobre as quais você tem controle e pode mudar, enquanto as oportunidades e ameaças são externas – elas existem no mercado mais amplo e não são exclusivas da sua empresa.

Você pode realizar uma análise SWOT a sua empresa, sua marca no mundo digital ou analisar você, como profissional. Para vocês terem uma idéia, eu fiz essa análise com o Blog World by 2 para entender melhor o que poderíamos mudar por aqui.

Como acontece com qualquer brainstorm, a análise SWOT funciona de forma mais eficaz com alguma estrutura, então trazemos um modelo de análise SWOT muito simples:

analise swot simples

Agora, vamos entender esse modelo:

S – Strengths – Forças – Pontos Fortes

Bastante autoexplicativo, essas são coisas que sua empresa faz bem. Isso, claro, varia de acordo com a empresa, mas alguns exemplos de perguntas que você pode fazer a si mesmo são:

  • O que fazemos de melhor que os nossos concorrentes? 
  • Nossa marca tem um visual e apelo forte?
  • Fortes recursos internos e externos? 
  • Educação e treinamento? 
  • Valores da marca? 
  • Resultados de marketing – mídia social, site, etc?

W – Weaknesses – Fraquezas – Pontos Fracos

Isso faz parte do modelo de análise SWOT e é uma crítica ao seu próprio negócio após uma reflexão profunda. Os exemplos podem incluir falta de orçamento, recursos ou comunicação.

Seja sincero consigo mesmo. Não tente esconder suas fraquezas ou as fraquezas de sua empresa. 

Somente a partir do momento que você sabe que algo não está bom, é possível melhorar.

O – Opportunities – Oportunidades

Esse passo se concentra em perceber falhas dos concorrentes, espaços de mercado ainda não ocupados, tendências atuais e como capitalizá-las. Existem eventos futuros que podem ajudar a expandir os negócios? Existem outras oportunidades educacionais / de treinamento que você possa utilizar?

T – Threats – Ameaças

Esses são riscos externos que afetam o sucesso da sua empresa. Existem novos concorrentes? Mudanças na indústria? Mudanças legais? Quais são as condições do mercado? O que estamos fazendo que não nos destaca dos concorrentes? Os padrões de comportamento do consumidor estão mudando? 

Aplicando a análise SWOT

Vamos dar um exemplo de possuir um restaurante em São Paulo. Como poderia ser sua análise SWOT?

Forças:

Localização – localização na cidade com grande movimentação na área de trabalhadores locais

Exclusividade – o único restaurante que faz este tipo de comida na área

Ótimos resultados de mídia social

Equipe de comunicação forte

Empregados extremamente bem treinados e cordiais

Fraquezas:

O comércio de fim de semana desacelera, pois o número de pessoas diminui quando os trabalhadores não estão trabalhando

Falta de orçamento para promoções digitais

Falta de reconhecimento de marca fora da área em que o restaurante se encontra

Oportunidades:

Crescimento da área – novas empresas sendo construídas na área

Próximas oportunidades de networking

Novo treinamento disponível em marketing digital

Ameaças:

O mercado competitivo em São Paulo

Mudança nas tendências – devido às opiniões das pessoas da Covid19 sobre comer em restaurantes podem mudar e mais pessoas trabalhando em casa, o que reduzirá a movimentação na área.

Agora que você conduziu sua análise SWOT usando nosso modelo de análise SWOT , é hora de criar uma estratégia. Esta estratégia pode ser: 

Com essa análise você pode perceber que seu restaurante tem um bom atendimento, mas talvez seja hora de fazer alguma ação para que pessoas de outros bairros o conheçam e também uma ação promocional aos finais de semana (quando há menor movimento) e via delivery.

A análise SWOT

Após fazer a análise SWOT, elabore um plano de ação, observe seus pontos fortes e veja como você pode combater seus pontos fracos. Analise mais detalhadamente as suas ameaças e tente compreender os seus consumidores. E o mais importante, use a análise para estabelecer metas e definir padrões de referência alcançáveis.

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Paula e Roger

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