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Os Blogs estão Morrendo? Vale a Pena ter um Blog?

Publicado em 10/01/2022

Eu reviro os olhos sempre que ouço: "Ninguém mais lê blogs".
Essa questão parece surgir ano após ano, desde meu primeiro blog, feito em 2012 eu leio ou ouço sobre a morte dos blogs, mas estima-se que a indústria de blogs valia US $ 400 bilhões no final de 2020.
Isso efetivamente significa que esta postagem poderia terminar bem aqui com um simples, “Não, o blog não está morto”. 
Mas a verdade é que os blogs mudaram. Blogar não é mais para todos.
vale a pena ter um blog
É isso mesmo, o blog tem evoluído com o tempo e isso também significa que pode não ser certo para você.
Então, por que alguém (eu) cujo trabalho é ensinar e encorajar as pessoas a começar e desenvolver seus blogs estaria dizendo que talvez VOCÊ não deveria estar blogando? Porque é verdade.
Quem nos acompanha (principalmente no instagram) sabe que nosso lema é trazer a verdade, seja ela boa ou não.
Nem todo mundo é feito para blogar. E o blog pode não ser o melhor caminho para o seu marketing. Aqui está o porquê.

Está mais difícil ter um blog

As coisas mudam e no mundo online a mudança é muito rápida. 
Na verdade, quando os blogs mais pareciam diários de adolescentes (eu tive meu primeiro blog lá em 2001 - alguns de vocês nem eram nascidos ainda), era fácil jogar qualquer conteúdo online e obter tráfego. Estou falando de postagens como: “Ei, almocei isso e olhe esse suéter fofo que comprei neste fim de semana!” que chegavam a cerca de 150 palavras e geravam muitos cliques.
Esses dias acabaram. Simplesmente não é mais tão simples.
Hoje em dia para começar um blog você tem que entender o mínimo de como escrever posts épicos e longos, se preocupar com o SEO, encontrar fotos de boa qualidade e criar conteúdo que seja sobre o leitor e não sobre você.

Hoje em dia, o blog exige muito trabalho para ter sucesso. Você precisa se preocupar com:
Palavras-chave bem pesquisadas integradas em toda a sua postagem
Conteúdo longo (pelo menos 500 palavras) que responde completamente a um problema para o seu leitor
Conteúdo que ajuda ou inspira alguém, não apenas um diário online do que você comeu neste fim de semana
Ótima estrutura de escrita
Belas imagens
Design limpo 
Você não pode mais simplesmente lançar um blog horrível no Blogger e esperar que ele vá competir. O fato é que há muito conteúdo online que o seu tem que ser de qualidade para poder competir.
Portanto, não, o blog não está morto. Ele está mudando, evoluindo e hoje é diferente. Antes era visto como um hobby, hoje é tratado com muito profissionalismo e a menos que você esteja evoluindo, você ficará para trás.

Ter um blog é para todo mundo?

Pode ser. Talvez não. Como alguém que incentiva outros blogueiros a começar e desenvolver seus blogs, pode parecer irônico que eu esteja dizendo que blogar pode não ser certo para você.
Mas é verdade. Existem outros meios online a serem considerados, assim como seu tempo, quanto você está disposto a investir e quais são seus objetivos finais.
Ainda sinto fortemente que o blog, também conhecido como o bom marketing de conteúdo, é um dos melhores caminhos que qualquer empresário pode ter para iniciar e expandir suas marcas.
Construir um blog significa conteúdo novo aos olhos do Google; é uma ferramenta extremamente valiosa para ajudar a aumentar seu tráfego, atrair novos leitores e (por fim) fazer mais vendas.
Significa estabelecer-se como um especialista ou autoridade em sua área.
Significa exercitar sua criatividade.
E também pode significar a criação de uma comunidade de pessoas que simplesmente amam o que você escreve. 
Mas você tem que ser estratégico sobre isso. E você tem que ser consistente. É um trabalho de formiguinha.

O blog pode não ser para você se:
- Escrever mais de 500 palavras sobre qualquer tópico te deixa ansioso (e você não tem dinheiro para pagar um ghost writer).
- Seu público não lê blogs. Se eles estiverem em lugares como o YouTube, por favor, faça alguns vídeos!
- Você não tem um plano de monetização fora de algo como banners ou trabalhar com marcas. Esses métodos devem ser apenas uma peça do quebra-cabeça, não o objetivo final. (Leia mais sobre como ganhar dinheiro com um blog)
- Você acha que ter um blog significa ficar em casa de pijama o dia todo, navegando no Instagram e postando um post sobre o que você fez neste fim de semana.

O blog pode ser para você se:
- Você tem sabe ensinar algo pode ajudar outras pessoas! Esteja você ensinando a alguém suas receitas favoritas sem glúten ou tentando inspirar alguém a organizar sua vida.
- Você fornece um serviço e precisa divulgá-lo. Os blogs são uma ótima maneira de se estabelecer como um especialista e aumentar o tráfego do seu site.
- Você vende um produto e deseja aumentar as vendas. Começar um blog é uma excelente forma de aumentar o interesse pelo seu produto, o que é essencial para vender mais!
- Você é um ótimo escritor. Ouça, escrever é algo que podemos treinar e sua escrita ficará melhor quanto mais você escrever. Mas você precisa ser um escritor decente, saber como criar conteúdo gramaticalmente correto e sem erros e criar conteúdo envolvente.
- Você tem uma atitude de não desistir. Ter um blog não é fácil ou um atalho para o sucesso. Pode demorar muito para ver os resultados. Se você sabe disso, não vai desistir e está nessa por um longo tempo, então o blog pode ser para você.

O mercado de blogs está saturado

Provavelmente. Mas que mercado não está?
Pessoalmente, sinto que sempre há espaço para mais uma voz. Existem atores, escritores e cantores suficientes no mundo? Certo. Mas também descobrimos novos talentos todos os dias.
Sempre haverá espaço para novos talentos, novas vozes e novas ideias para trazer ao mundo.
Portanto, a questão não é: "o mercado de blogs está saturado" a questão realmente passa a ser é: "você consegue se destacar nesse mercado?".

As pessoas ainda leem blogs?

Tenho dois blogs atualmente e os dois juntos dão cerca de 160 mil visualizações mensais. E isso porque somos blogs pequenos! Você acha mesmo isso pouco? 
Nosso acesso único é de cerca de 35 mil pessoas todos os meses lendo nossos blogs! É como se você fizesse uma palestra por mês para 35 mil pessoas, ou se desse aula para cerca de 1500 pessoas 5 dias por semana.
Enquanto as pessoas tiverem perguntas e alguém estiver online fornecendo uma resposta, sempre haverá blogs. E enquanto as pessoas estiverem procurando por conteúdo inspirador, sempre haverá blogs.
As pessoas fazem pesquisas no google diariamente e várias das opções de resposta que o google indica estão em blogs. 
O que você acha? Você acha que vale a pena ter um blog?

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