Bulgária | Melhores Bate e Volta Saindo de Sofia - World by 2 - Dicas de Viagem

Bulgária | Melhores Bate e Volta Saindo de Sofia

Publicado em 16/02/2022

Sofia, capital da Bulgária, não é o destino mais popular entre as cidades europeias. Mas este é realmente um lugar muito legal para se visitar, com inúmeras coisas boas para fazer lá e uma atmosfera maravilhosa.
Sofia também pode ser uma excelente base para explorar alguns dos melhores lugares para se visitar na Bulgária e até mesmo mais além. Há muitos lugares incríveis nas proximidades que você pode visitar como passeios de um dia saindo de Sofia e você definitivamente deve considerá-los ao planejar seu itinerário pela Bulgária.
bulgaria sofia
Tivemos a sorte de visitar Sofia em 2019 e passamos excelentes momentos não só na cidade, mas na Bulgária. 
Os passeios que indicamos hoje podem ser facilmente alcançados por transporte público, mas também deixamos a indicação de tours e excursões para facilitar.

Passeios de um dia saindo de Sofia

Mosteiro de Rila

Visitar o Mosteiro de Rila é um dos passeios de um dia mais populares saindo de Sofia. Este incrível Patrimônio Mundial da UNESCO está localizado a cerca de 120 km da capital da Bulgária e o trajeto leva cerca de 2 horas. Você pode chegar ao Mosteiro de Rila de carro ou com o tour que indicamos abaixo. O transporte público também está disponível, mas é um pouco mais desafiador e demorado.
As cavernas próximas ao local foram habitadas já no século 10 pelo eremita Ivan de Rila (eventualmente o mosteiro foi nomeado em sua homenagem). O primeiro mosteiro foi estabelecido no século 14, mas os belos edifícios que você pode ver hoje são de meados do século 19, quando o mosteiro teve que ser reconstruído após o incêndio.
O principal motivo para visitar o Mosteiro de Rila são os impressionantes afrescos externos. Eles são brilhantes, coloridos, muito decorativos e repletos de vários motivos, incluindo algumas imagens estranhas e perturbadoras como o diabo caminhando com um homem em uma corrente.
Mesmo que o lugar seja pequeno, é cheio de atrações. Dentro do complexo do mosteiro, você pode visitar a igreja da Natividade da Virgem, a torre de Hrelja do século XIV (a mais antiga de todas as construções) e o Museu de História.
Assim que terminar o passeio, sente-se no pátio e aprecie a beleza e a atmosfera do local.
E tenha em mente que este é um lugar sagrado e ainda um mosteiro em funcionamento (cerca de 60 monges moram lá), então visite o local com respeito.

Plovdiv

Plovdiv, a segunda maior cidade da Bulgária, merece mais tempo do que apenas algumas horas, mas se você tiver pouco tempo, uma viagem de um dia de Sofia a Plovdiv pode ser uma boa maneira de ver este lugar interessante. Você pode chegar lá facilmente de trem, a viagem dura cerca de 2,5 horas.
Plovdiv é conhecida como a cidade continuamente habitada mais antiga da Europa, com vestígios que datam do século 6 a.C. 
Mesmo que você não consiga ver os vestígios antigos a princípio, eles estão lá, apenas bem escondidos sob a camada da nova cidade. Alguns dos melhores monumentos antigos incluem o impressionante Anfiteatro Romano do século I DC ou o Estádio Romano do século II DC, descoberto apenas em 1923.
Plovdiv, com sua localização pitoresca em sete colinas, é um lugar encantador e vibrante. Existem ruas de paralelepípedos e belas casas no estilo renascentista búlgaro, mas você também pode encontrar os vestígios da fortaleza medieval ou a área alternativa e irregular. Todos esses lugares estão perfeitamente misturados na parte antiga de Plovdiv, listada pela UNESCO.

Veliko Tarnovo

Eu pessoalmente acho que Veliko Tarnovo é um dos lugares mais bonitos e interessantes para se visitar na Bulgária, que você simplesmente precisa visitar durante sua viagem lá. Devido à sua importância na história (foi a capital do Segundo Império Búlgaro na Idade Média) é conhecida como a “Cidade dos Czares”.
Hoje você pode visitar vários monumentos dos tempos áureos, com o mais importante deles a Fortaleza de Tsarevets. Este lugar é um dos destaques da Bulgária. Mesmo que hoje você só possa ver vestígios da antiga glória, este era, na verdade, o centro do domínio búlgaro naquela época. Você pode explorar a área para encontrar todos os grandes lembretes do passado, mas o outro motivo para visitar a Fortaleza de Tsarevets é a vista maravilhosa de Veliko Tarnovo e dos arredores que você pode admirar de lá.
A grande área do mercado está repleta de belas casas do século 19 e passear é um puro prazer. Não se limite apenas às ruas principais, mas também a algumas ruelas, pois pode encontrar algumas joias por lá, para não mencionar ainda mais vistas fantásticas da cidade e mais além.
E quando terminar os passeios turísticos, você pode sentar-se em um dos muitos restaurantes para saborear a deliciosa comida búlgara.
Você pode combinar sua visita a Veliko Tarnovo com a pitoresca vila de Arbanasi, localizada a apenas alguns quilômetros da cidade, onde você pode ver algumas belas igrejas (principalmente do século 17).
Veliko Tarnovo está localizado a pouco mais de 200 km de Sofia, mas definitivamente vale a pena todos os esforços.

Bansko

Bansko é uma adorável pequena cidade localizada no sopé da montanha Pirin. No inverno, Bansko é uma famosa estação de esqui e no verão uma porta de entrada para o Parque Nacional Pirin, popular entre os caminhantes e excursionistas.
Bansko pode ser facilmente visitada em uma viagem de um dia saindo de Sofia, mesmo se você não estiver viajando de carro. De ônibus, a viagem dura cerca de 3 horas. 
Quando estiver em Bansko, passeie pelas ruas de paralelepípedos do adorável centro histórico e aprecie a arquitetura típica do estilo nacional. As casas de Bansko, construídas entre os séculos XVIII e XIX, são do tipo denominado de casas fortificadas, algo único na Bulgária.
Um bom exemplo dessa arquitetura é a Velyan's House, que está aberta à visitação. Outra atração a se visitar em Bansko é a Igreja de Santa Trindade, uma das igrejas mais notáveis ​​da Bulgária.
Típicos de Bansko são os restaurantes tipo taberna de estilo tradicional com música ao vivo, onde pode experimentar os pratos locais: kapama, chomlek ou babek.

Koprivshtitsa

Koprivshtitsa é um dos lugares mais bonitos e subestimados para se visitar na Bulgária e a boa notícia é que você pode visitá-lo facilmente em um passeio de um dia saindo de Sofia. A cidade, localizada a cerca de 110 km a leste de Sofia, pode ser alcançada de trem (e depois de ônibus da estação de trem para a própria cidade, mas é bastante simples) ou com o tour indicado abaixo.
Koprivshtitsa, pitorescamente localizada em um vale cercado por montanhas verdes, é uma verdadeira joia. A cidade é muito charmosa com suas ruas de paralelepípedos e uma bela arquitetura, típica do chamado estilo neo-renascentista búlgaro do século XIX. Os edifícios têm formas elegantes e distintas, com cores vivas e decorações ricas.

Veja também


*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Encontre onde ficar com o Airbnb ou com a Booking.com
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana