É Seguro Viajar pelo Mundo? - World by 2 - Dicas de Viagem

É Seguro Viajar pelo Mundo?

Publicado em 02/02/2022

Você tem medo de viajar pelo mundo?
Nossas perspectivas em relação a outros países sempre me fascinam. Dependendo de onde viemos, de nossas origens e de nossa geração, a maneira como percebemos um destino pode mudar drasticamente de pessoa para pessoa. Em um mundo de turbulência onde tudo parece estar cada vez mais rápido, muita coisa está acontecendo ao redor de todo o mundo.
é seguro viajar pelo mundo
As manchetes, a mídia e a falta de conhecimento também podem realmente mudar nossas perspectivas. Vou te dar um exemplo:
Em 2019 fomos à Turquia e ficamos em Istambul durante a época de eleições. No mesmo período, várias aglomerações contra o então presidente aconteceram na cidade.
O acontecimento apareceu na mídia brasileira, mostraram os turcos nas ruas em manifestação.
Pois nós que estávamos lá só soubemos do acontecido porque meus pais se preocuparam e nos ligaram. As aglomerações na verdade eram até que pequenas e em locais específicos da cidade (e Istambul é enorme!)
A questão é: as primeiras manchetes sobre esses acontecimentos não eram precisas. Naquela época, o noticiário brasileiro dizia que Istambul estava um caos e, na verdade não era bem a realidade.

Coisas acontecem em todo lugar do mundo. Quantas vezes não vimos sobre assassinatos no Rio de Janeiro, sequestros em São Paulo, entre outros absurdos no nosso próprio país? 
E sim, os jornais adoram catástrofes e notícias sensacionalistas. Isso significa que devo ficar em casa? Acho que não. 
Não há nenhum lugar 100% seguro, seja em casa ou pelo mundo. Você pode viajar para um destino “perigoso” e ficar absolutamente bem ou pode viajar para um destino “seguro” e ficar preso no meio de um desastre natural. Isso é o que chamo de “vida”. E esta querida e adorável “vida” é imprevisível. A verdade é que o perigo está sempre onipresente em nossa vida. Você pode morrer a qualquer hora, em qualquer lugar.

Enquanto as pessoas parecem estar procurando uma resposta se perguntando se é seguro viajar pelo mundo, alguns destinos parecem ser mais “perigosos” do que outros. Nossas percepções e nosso nível de resiliência desempenham um grande fator no que percebemos ser um perigo. Na verdade, a maioria de nossas percepções também se baseia em medos irracionais.
Pensar que é mais seguro ficar em casa do que no exterior também é irracional. Você não está seguro contra ataques terroristas ou desastres naturais porque, infelizmente, não podemos prever esse tipo de evento.

Quando fomos para a Ucrânia, com o intuito de passar quase 1 mês no país e também conhecer Chernobyl, muitas pessoas nos disseram: Ucrânia? Vão fazer o que lá? Lá tem guerra! e muitas outras coisas... E após viver essa experiência podemos dizer que nos sentimos muito seguros por lá. 
Se você sonha em viajar pelo mundo, concentre-se nos benefícios. Há muitos benefícios em viajar e acho que ter uma mentalidade otimista é melhor do que uma catástrofe. 
Para ser justo, é normal sentir ansiedade ao viajar para destinos onde você pode enfrentar algum tipo de desconforto. Se a situação se tornar complicada, perigosa ou sujeita a um desastre natural, isso pode ter um impacto sobre você. 
Sim, nós já nos sentimos apreensivos antes de ir a um determinado destino, mas nunca deixamos de conhecer um local que sonhamos por medo.

Se você só quer ir para os lugares seguros para viajar no mundo, é bastante relativo, pergunte a 10 pessoas o que elas acharam sobre um determinado local e você terá todo tipo de opinião e experiência pessoal. Não há nenhum lugar que seja 100% seguro. 
Mas vamos dar uma olhada em algumas dicas básicas de segurança em viagens para ajudá-lo a se manter seguro durante a viagem. Não há razão para ter medo de viajar.

Se você está se perguntando como se manter seguro durante uma viagem, achei que deveríamos encontrar maneiras de acalmar sua ansiedade e racionalizar alguns pensamentos.

Esteja ciente das notícias (internacionais e locais), mas siga sua intuição também
Ficar de olho nas notícias é uma ótima maneira de saber o que está acontecendo. Porém, a mídia fornece informações que nem sempre são precisas. Além disso, essas informações podem estar faltando fatos importantes e podem representar apenas um lado da história. 
Dito isso, considero tudo com uma pitada de sensacionalismo. Uma ótima maneira de entender o que está acontecendo é ler notícias de diferentes veículos. Você também pode verificar as mídias sociais como Twitter e Instagram para ver como está realmente lá fora. 
Os jornas costumam mostrar apenas uma percepção, um ângulo. A mídia social provavelmente mostrará um lado diferente da história.
Se você se encontra no meio de uma crise, uma situação perigosa ou um desastre natural siga sua intuição e o que parece certo para você.
Durante a grande primeira onda do Covid, estávamos na Tailândia e minha família achava melhor voltarmos ao Brasil. Como estávamos lá vendo a realidade, decidimos continuar na Tailândia, pois o vírus quase não tinha se espalhado pelo país. 
Quando a coisa ficou feia aqui no Brasil, resolvemos retornar para ficar com nossas famílias, caso algo de pior acontecesse. Apesar de achar que tomamos a decisão certa, o fato é que estávamos muito mais seguros na Tailândia do que aqui no Brasil! 

Para dicas específicas, leia: 8 Dicas de Segurança em Viagens

Estamos compartilhando nossos melhores conselhos e recomendações sobre segurança em viagens, mas nunca podemos garantir que nada aconteça durante sua viagem. Assim como também não podemos garantir que algo aconteça enquanto você não viaja...

Veja também


*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Encontre onde ficar com o Airbnb ou com a Booking.com
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana