Turquia | 10 Fatos Interessantes Sobre Istambul - World by 2 - Dicas de Viagem

Turquia | 10 Fatos Interessantes Sobre Istambul

Publicado em 06/04/2022

Istambul, na Turquia é uma mistura única de culturas que certamente conquistará seu coração. Sendo uma das maiores cidades de todos os tempos, há muitas histórias enigmáticas sobre a antiga capital do Império Otomano. Tenho certeza de que há muitos fatos sobre Istambul que você não ouviu antes.
istambul

Istambul na Turquia costumava ser a antiga cidade de Constantinopla.

Antes de Istambul ser conhecida como a famosa cidade da Turquia, era a antiga metrópole de Constantinopla. Como centro de artes e comércio, conquistar Constantinopla naquela época seria como governar o mundo – o que os otomanos de alguma forma conseguiram.

Istambul não é capital

Um dos fatos mais confusos sobre Istambul é que não apesar de parecer óbvio, a cidade não é a capital da Turquia. Costumava ser a capital de três grandes impérios – o romano, o bizantino e o otomano, mas por algum motivo, a capital da Turquia moderna é Ancara.
Tenho certeza de que há algum raciocínio por trás disso, mas simplesmente não consigo imaginar ter uma das maiores cidades da Terra e não torná-la sua capital.

Cidade das tulipas

Agora temos um dos fatos mais curiosos sobre Istambul que tenho certeza que muitas pessoas não conhecem. Enquanto a Holanda é famosa como a nação das tulipas, a tulipa na verdade se originou em Istambul. Sim, a tulipa é Turca!
O primeiro bulbo de tulipa foi enviado do império otomano para Viena em 1554 e depois redistribuído para a Holanda. Os holandeses gostaram tanto que começaram a cultivar tulipas em todos os lugares.
Você pode encontrar algumas das mais belas tulipas em Istambul ao redor da fonte entre Hagia Sophia e a Mesquita Azul (Mesquita do Sultão Ahmed).

Cidade de dois continentes

Falando sobre os fatos de Istambul, não podemos deixar de mencionar que a antiga capital do Império Otomano é a única cidade pan-continental, ou seja, se espalha por dois continentes.
O estreito de Bósforo divide a cidade entre a Europa e a Ásia. A parte europeia abriga o centro histórico, muitos parques e atrações, enquanto a parte asiática é composta principalmente por bairros residenciais.

Cada lado da cidade tem seu time de futebol preferido

Istanbul Besiktats e Galatasaray são as equipes da Europa. O Fenerbahce Istanbul é o time da Ásia.
Este é o único assunto em que o lado europeu e o asiático de Istambul não entram em acordo.
Os jogos em casa das equipes levam dezenas de milhares de pessoas aos estádios de futebol todas as vezes. Além disso, há pelo menos o mesmo número de torcedores que assistem aos jogos nos bares de Istambul. 
Nós estávamos em Istambul no dia de um jogo do Galatasaray e foi uma loucura a quantidade de torcedores andando e cantando pela cidade.

A história de Hagia Sophia

Hagia Sophia é a atração mais popular de Istambul e um dos edifícios religiosos mais emblemáticos do planeta. Terminada em 360 dC, Hagia Sophia era uma catedral cristã bizantina até 1204, quando se tornou uma catedral católica romana.
Em 1453, Constantinopla caiu para as forças otomanas atacantes e, naturalmente, a gloriosa catedral foi reaproveitada como mesquita.
Por quase 500 anos, Hagia Sophia serviu como uma grande mesquita para o Império Otomano e a Turquia até que o primeiro presidente turco, Mustafa Kemal Atatürk, a transformou em um museu.
Você pode pensar que uma vez que a gloriosa beleza antiga fosse transformada em um museu do Patrimônio Mundial da UNESCO, suas aventuras parariam e permaneceria assim para sempre, mas não. Em 2020, o governo decidiu que é hora de transformar Hagia Sophia de volta a uma mesquita ativa.
Não desanime se você não for muçulmano, a antiga catedral ainda funciona como um museu, e você definitivamente deve visitá-la quando estiver em Istambul.
Post relacionado: Turquia - Istambul | Hagia Sophia ou Ayasofia

O 4º maior diamante do mundo

Uma lenda urbana diz que em 1669, um mendigo encontrou uma pedra em cima de um monte de lixo. Ele vendeu a pedra ao fabricante de colheres local por três colheres de pau, que a vendeu a um joalheiro por dez moedas. Dois outros joalheiros avistaram a pedra e, sentindo sua beleza, ocorreu uma discussão. O grande sultão Mehmed ouviu falar do debate e quis ver a pedra. Ele acabou em sua posse, e hoje em dia é o quarto maior diamante do mundo e a pedra em forma de pêra de 86 quilates ainda está em sua casa original, o Palácio de Topkapi.

Há mais de 3000 Mesquitas em Istambul

Na Turquia, todos os dias, as mesquitas realizam o chamado à oração cinco vezes ao dia. Quando estiver em Istambul, uma excelente experiência nessa época é subir na Torre Galata, para ouvir o soar pela cidade. É um bom som, considerando que Istambul tem mais de 3.000 mesquitas. A mais famosa, a Mesquita Azul do século XVII fica na praça Sultanahmet, enquanto a Mesquita Suleymaniye do século XVII, também Patrimônio Mundial da UNESCO, é outro magnífico local de culto e considerado imperdível.

Olho turco

Você pode ver o Olho Turco (Nazar Amulet) em todas as esquinas de Istambul.
É o amuleto da sorte mais popular da Turquia. Com seu poder, deve manter o mau-olhado longe de seu portador.
Mesmo que os jovens de Istambul não prestem muita atenção a esses amuletos da sorte, eles ainda são onipresentes. Procure pelo amuleto em restaurantes e locais típico e provavelmente o encontrará. Penduram-se nas portas dos estabelecimentos, em molhos de chaves, usam-nas como pulseiras ou penduram-nas no retrovisor do carro.

Há cabeleireiros separados para homens e mulheres

Há o Berber e o Kuaför.
Você não deve confundir os dois. Como mulher, você está no lugar certo em Kuaför. Como homem, você vai para o berbere.
Isso acontece porque as mulheres muçulmanas não podem ter seus cabelos tocados ou mesmo vistos por homens que não sejam da sua família.

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Encontre onde ficar com o Airbnb ou com a Booking.com
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana