Brasil | Ceará - Melhores Atrações de Fortaleza - World by 2 - Dicas de Viagem

Brasil | Ceará - Melhores Atrações de Fortaleza

Publicado em 20/04/2022

Fortaleza é uma cidade costeira enorme, sendo a orgulhosa capital do Ceará no nosso amado Brasil. Além de ser um importante polo econômico, Fortaleza também é conhecida por suas excelentes oportunidades de turismo, ostentando inúmeras praias esplêndidas, uma vida noturna atraente e um carnaval fora de temporada agitado em julho.
Muita história está presente no Centro de Fortaleza, embora seja compreensível que as praias cristalinas sejam o maior ímã de turistas. A Praia de Iracema é uma parte muito animada da cidade, onde a vida noturna é excelente. Perto dali, a Praia do Meireles é uma praia muito concorrida e oferece algumas das melhores acomodações disponíveis. Em seguida vem o porto do Mucuripe, seguido pela Praia do Futuro, que todos concordam ser a principal da orla de Fortaleza.
A maioria das pessoas passa férias em Fortaleza devido às suas suntuosas praias de areia branca, e muitas das principais atrações turísticas da cidade estão relacionadas ao seu litoral. Surf, e passeios de escuna são populares em Fortaleza, além dos divertidos passeios de buggy à beira-mar.
atrações turisticas fortaleza
Foto: Danrley Alves

Principais atrações turísticas de Fortaleza:

Passeio de buggy

Diversos operadores turísticos estão presentes em Fortaleza, oferecendo visitas guiadas e passeios de um dia ao longo da costa, tanto no sentido leste quanto oeste. Muitas agências de viagens estão espalhadas pela cidade e ficarão felizes em organizar passeios para você, assim como a maioria dos hotéis decentes também oferece esse serviço. 
Para algo mais emocionante, considere fazer um passeio de buggy pela costa cearense. Os passeios de buggy são muito procurados e para nós, foi um dos passeios mais bacanas que fizemos quando fomos para Fortaleza. Os buggys passam por dunas, piscinas naturais e você tem um visual deslumbrante, principalmente se conseguir pegar o por do sol. 

Passeios de escuna e catamarã

Uma pequena seleção de catamarãs e escunas motorizadas oferecem cruzeiros diários de duas horas, partindo ao lado da estátua de Iracema. Se desejar um mergulho rápido à tarde pelo caminho, certifique-se de trazer seu traje de banho, e se deseja ver um bom pôr do sol, tente sair o mais tarde possível. Quem estiver preparado para aproveitar o dia pode ir de escuna até Cumbuco.

Parque Estadual do Rio Cocó

Localizado próximo ao Shopping Iguatemi, o Parque Ecológico do Rio Cocó faz parte da maior área verde de Fortaleza e junto com o Parque Adhail Barreto e o Tancredo Neves, forma uma importante área de conservação cobrindo aproximadamente 1.115 hectares no total. Batizado em homenagem ao rio Cocó, que serpenteia pelo terreno e forma uma área de mangue, o parque foi oficialmente fundado em 1977. Embora não haja grandes gramados, há uma série de trilhas cênicas, correndo ao longo do rio e pela floresta, onde floresce a flora e a fauna nativas do Brasil.

Beach Park Fortaleza

Todos os anos mais de um milhão de pessoas visitam este popular parque aquático, desfrutando de seus emocionantes toboáguas, piscinas, piscinas de ondas, playgrounds aquáticos com fontes e ampla área de lazer. O Beach Park Fortaleza fica a não mais que alguns metros da orla da Praia Porto das Dunas e começou a funcionar em 1985, quando tinha apenas três toboáguas e um restaurante de praia, e com o passar dos anos cresceu e se tornou um dos pontos turísticos mais procurados da região de Fortaleza. Hoje é o maior parque aquático da América Latina com seu próprio complexo hoteleiro.

Teatro José de Alencar

Restaurado no início dos anos 1990, este teatro foi inaugurado em 1910 e tem uma fachada ornamentada em estilo art-nouveau, com capacidade para 120 pessoas, um pátio interno e apresentações regulares. No Teatro José de Alencar está um grande anexo, que abriga o um pouco menor Teatro Morro do Ouro e também o Centro de Artes Cenicas - CENA. Do lado de fora, há um belo jardim paisagístico, onde frequentemente acontecem eventos ao ar livre.

Catedral Metropolitana - Catedral da Sé

Conhecida localmente como Igreja da Sé e Catedral Metropolitana, a magnífica Catedral Metropolitana de Fortaleza está localizada a meio caminho entre a Praça do Ferreira e a Praça dos Mártires. A construção deste importante marco local foi lenta, começando em 1939 e durando quase 40 anos, quando foi finalmente inaugurado e usado como local de culto no final de 1978. A arquitetura é gótico-romana e por dentro você vai descobrir um vasto interior com elaborados mosaicos.
A igreja é capaz de acomodar cerca de 5.000 pessoas, tornando-se uma das maiores do Brasil. 

Palácio da Luz

Anteriormente servindo como sede do governo do Ceará, o Palácio da Luz é um edifício atraente que data da última parte do século XVIII. O palácio foi oficialmente adquirido pelo governo do estado em 1814 e hoje abriga a Academia Cearense de Letras, além de uma biblioteca de pesquisas com mais de 15.000 livros.

Forte de Nossa Senhora da Assunção 

O Forte de Nossa Senhora da Assunção é central para a história local e foi concluído pelos holandeses em 1649, quando foi denominado Forte Schoonenborch. Apenas cinco anos depois, os portugueses reivindicaram a fortaleza como sua, rebatizando-a como Forte de Nossa Senhora da Assunção. Reformada várias vezes ao longo dos anos, a fortaleza serve de quartel-general da 10a Região Militar do Exército Brasileiro desde meados do século XX. 
Dentro do forte está instalado um pequeno museu, dedicado à vida do General Antônio de Sampaio - um herói local conhecido por sua participação na Guerra do Paraguai no século XIX.

Centro Cultural do Estoril

Situado na Rua dos Tabajaras e próximo à Praia de Iracema, o conceituado Estoril Centro Cultural de Fortaleza foi construído na década de 1920, quando era nomeado como a Vila Morena. Esta mansão assumiu várias funções diferentes desde a sua construção, tornando-se um cassino popular e depois um restaurante de luxo, e durante a Segunda Guerra Mundial tornou-se um refúgio para intelectuais importantes. Em 1995, a estrutura foi considerada insegura e o futuro do marco parecia incerto. 
Hoje, já totalmente restaurado, o Estoril funciona como Centro Cultural, apresentando regularmente exposições e eventos locais.

Museu do Ceará

As extensas exposições no Museu do Ceará somam agora mais de 12.500 relíquias e artefatos, agrupados em temas de arqueologia, antropologia indígena e paleontologia - com uma coleção de fósseis de 75 milhões de anos em exibição. Existe até um bode empalhado chamada 'Ioiô', que vagou pelas ruas da cidade há cerca de 100 anos e se tornou muito querida pelos habitantes locais. 
Este museu de história surgiu em 1932, quando o governador Roberto Carneiro de Mendonça uniu forças com o Arquivo Público do estado. O prédio em si é muito grandioso, com arquitetura neoclássica, e já serviu como sede do governo do Ceará no século 19.

Museu do Automóvel 

No total, há pouco mais de 60 carros diferentes em exposição no Museu do Automóvel, a maioria deles originários dos EUA. Se quiser combinar a sua visita com uma viagem de compras, lembre-se que o Shopping Iguatemi fica a apenas sete quadras, sendo acessado pela Avenida Coronel Miguel Dias.

MIS - Museu da Imagem e do Som do Ceará

O Museu da Imagem e do Som do Ceará tornou-se um importante centro de catalogação e preservação da história local, além de abrigar outras mostras temáticas internacionais. Algumas das exposições mais impressionantes incluem um projetor de cinema francês histórico e a primeira câmera portátil da Kodak.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vale a pena conhecer e apresenta uma seleção de atrações interessantes. Entre eles estão o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e também o Memorial da Cultura Cearense (MCC), este último conhecido por suas mostras fotográficas e mostras relacionadas aos primórdios da ocupação do Ceará. No Museu de Arte Contemporânea você encontra obras de artistas brasileiros locais, como Hélio Rola e Sérvulo Esmeraldo, entre tantos outros artistas consagrados.

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Encontre onde ficar com o Airbnb ou com a Booking.com
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana