Brasil | O Que Fazer em Itu - SP - World by 2 - Dicas de Viagem

Brasil | O Que Fazer em Itu - SP

Publicado em 12/05/2022

Itu é conhecida como cidade dos exageros, mas na realidade é uma pequena e charmosa cidade no interior de SP que pode ser facilmente explorada.
Apesar da fama de cidade onde tudo é grande, Itu é também o berço da República.
Você pode conferir a lista das cidades próximas a Itu e descobrir o que fazer nessas cidades. Nós indicamos passar na Estância Turística de Salto, a apenas 6km de Itu. Nós já escrevemos um post onde indicamos O Que Fazer em Salto/SP.
Itu, sp
No post de hoje você descobre as melhores coisas para fazer em Itu no interior de SP, incluindo Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, Museu Republicano, Fazenda do Chocolate e mais.

Um pouco de história

O marco da fundação da cidade de Itu foi a construção, em 1610, de uma capela devotada a Nossa Senhora da Candelária. O povoado se formou em torno desta capela.
Em 1657, passou à condição de Vila com direito a possuir uma Câmara Municipal.
A partir de 1777, a Vila de Itu cresceu em função dos negócios de exportação de açúcar para a Europa. O número de engenhos de cana e de escravos, vindos da África se multiplicaram.
Em 1811, foi criada a Comarca de Itu e em 05 de fevereiro de 1842, a Vila de Itu foi elevada à cidade e nessa ocasião, possuía apenas cerca de 800 casas.
Em 1860, ocorreu uma grande crise no mercado internacional do açúcar. O plantio da cana entrou em decadência, causando, com o tempo, um conflito entre os políticos e os fazendeiros ituanos contra o Governo Imperial.
Cresceu em Itu o Movimento Republicano que resultou, em 1873, na realização da Primeira Convenção Republicana do país. Início da propaganda republicana, com a criação do Partido Republicano Paulista. Por isso mesmo, Itu é chamada de “Berço da República”.
O açúcar veio sendo gradativamente substituído pelo café. Com o aumento da produção cafeeira, os fazendeiros buscaram, na Europa, a vinda de imigrantes para substituir a mão de obra escrava.
Com a ajuda do governo republicano, proclamado em 1889 vieram para Itu milhares de imigrantes a maioria italianos.
O café foi a base da economia do município até 1935, ano da maior produção, decaindo depois, pela concorrência de outras áreas de plantio e pelo esgotamento de suas terras.
Após 1970, com a construção da rodovia Castelo Branco, novas indústrias instalaram-se em Itu, principalmente às margens de suas estradas de acesso. Nesta mesma época, se intensifica a fama de Itu como a “Cidade dos Exageros”, graças ao humorista Francisco Flaviano de Almeida, mais conhecido como “Simplício”, que participava de um programa televisivo chamado de “Praça da Alegria”, interpretando o caipira Osório, contava vantagens sobre sua terra natal, tudo de forma exagerada, esta brincadeira acabou intensificado o fluxo de turistas na cidade, que procuravam conhecer os objetos gigantes.
Em 1979, Itu se torna a terceira estância turística do estado de São Paulo, fomentando ainda mais esta atividade no município com a vinda de recursos do governo do estado.

Principais Pontos Turísticos de Itu, SP

Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária

A Matriz de Nossa Senhora da Candelária é considerada o maior patrimônio do barroco paulista, foi inaugurada em 1780 sob orientação do Padre João Leite Ferraz. Com o interior adornado em estilo barroco e rococó, abriga obras primas em talha, pinturas dos artistas José Patrício da Silva, Padre Jesuíno do Monte Carmelo e Almeida Júnior.
No teto da sacristia há pinturas da artista italiana Lavínia Cereda, de 1878 e foram executadas a pedido do Padre Miguel Corrêa Pacheco. Seu órgão de tubos é de 1883, da renomada marca francesa Cavaillè-coll.
Endereço: Praça Padre Miguel – Centro.

orelhão de itu

Praça Padre Miguel

Em frente à igreja matriz fica a praça Padre Miguel, que abriga os famosos Orelhão de Itu e o Semáforo de Itu.
Dois itens em tamanho exagerado que fazem sucesso entre os turistas e rendem fotos icônicas da cidade dos exageros!

Igreja de Santa Rita de Cássia

Capela em honra de Santa Rita de Cássia, no ano de 1728. Situada na então Vila de Itu, no velho caminho que seguia para a cidade de Jundiaí, a igreja de Santa Rita é um dos mais antigos monumentos religiosos da cidade de Itu, preservando em seu interior a arquitetura original.
Endereço: Rua: Santa Rita – Centro.

Museu Republicano “Convenção de Itu”

Foi no sobrado, que hoje abriga o Museu Republicano que, em 18 de abril de 1873, realizou-se a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista, mais conhecida como Convenção de Itu. No cinquentenário dessa Convenção, em 1923, o local foi transformado pelo então Presidente do Estado Washington Luís Pereira de Sousa, em museu.
Além de valioso acervo relativo aos republicanos históricos e à memória de Itu, o museu também se destaca pela coleção de objetos que pertenceram ao primeiro Presidente Civil do Brasil, o ituano Prudente de Moraes. Em seu saguão de entrada há vários painéis de azulejos com cenas que apresentam uma narrativa da história de Itu, entrelaçada com momentos chave da história nacional.
Endereço: Rua Barão do Itaim, 67, Centro.

Regimento Deodoro (Quartel de Itu)

O Colégio São Luis fundado em 1867 foi erguido em terrenos do antigo Seminário do Bom Conselho, por padres da Companhia de Jesus, vindos de Roma. Em 1872, o Colégio já contava com elegante igreja e imponentes edifícios, reunindo anualmente cerca de 400 alunos vindos de toda a Província. Funcionou em Itu até o ano de 1917, quando foi transferido para São Paulo, passando a propriedade do imóvel para o Governo Federal, que nele instalou o Regimento Deodoro. 
Após 1918, com a implantação do Quartel, a Praça Duque de Caxias, que representava o acesso para a estrada de Jundiaí, incorporou-se ao ufanismo e usos e costumes do povo ituano. Dizer para alguém que, ao passar pela Praça do Quartel, fora cumprimentado por algum oficial, era símbolo e sinônimo de status.
No Museu do Quartel se encontram diversos tipos de materiais e artefatos, com destaque para: troféus, alguns da década de 30, uniformes do início do século passado, equipamentos e utensílios utilizados pelos soldados na 2ª Guerra Mundial. Também faz parte do complexo a Igreja São Luis Gonzaga, que durante anos foi alojamento da extinta BCR (Bateria de Comando do Regimento), sendo reaberta em 1979.
Endereço: Praça Duque de Caxias, 284 – Centro.

Parque Geológico do Varvito

O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico inaugurado em 23 de julho de 1995, já recebeu desde sua inauguração mais de 500 mil visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores. Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo), o Parque do Varvito foi construído em uma área de 44.346 m2 de uma antiga pedreira. 
Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano.
O Varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. Em termos geológicos, o Varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, ocorrida há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.
Endereço: Rua Parque do Varvito, 400, Parque Nossa Senhora Candelária
Funcionamento: de Terça à Domingo das 8h às 17h*.
*ATENÇÃO: Por motivos de segurança, o Parque NÃO ABRE em dias de chuva.

Museu da Energia

O Museu da Energia funciona em um casarão que possui elegante fachada ornada com azulejos portugueses. Em 1908, passou a abrigar a Companhia Ituana da Força e Luz, em 1927 foi vendida para a empresa Light and Power e finalmente em 1981 a estatal Eletropaulo se tornou a proprietária do imóvel, que o doou em 1998 para a Fundação Energia e Saneamento, que iniciou o seu restauro. 
O Museu da Energia de Itu foi inaugurado em 14 de dezembro de 1999.
Endereço: Rua Paula Souza, 669 – Centro.

Trem Republicano

Faça o passeio de 7 km que é uma verdadeira viagem do tempo entre as cidades de Itu e Salto a bordo de um charmoso trem turístico. Conheça mais sobre a história da Convenção de Itu, um marco republicano da nossa história. E saiba como o episódio de 1873 foi tão importante para a Proclamação da República em 1889.
Para saber mais, leia nosso post: Trem Republicano de Salto a Itu
Endereço: Estação Ferroviária – Praça Dr. Gaspar Ricardo, 70 – Padre Bento.

Estrada Parque

A Estrada Parque, também conhecida como Rodovia dos Romeiros, liga Itu à Cabreúva beirando o Rio Tietê. De paisagem ímpar, com a Mata Atlântica ladeando quem passa por ela, presenteia seus visitantes com um majestoso Jequitibá Rosa pelo caminho. No percurso também existem quiosques para piqueniques, uma gruta que possibilita uma visão do alto da paisagem, fazendas históricas, campings e restaurantes.
A Estrada Parque está inserida na APA (Área de Proteção Ambiental) Rio Tietê o que lhe reserva à proteção de sua área.
Endereço: SP-312 – Estrada Parque/Rodovia dos Romeiros/Itu-Cabreúva

O que fazer em Itu com Crianças

Cidade da Criança

Inaugurada no dia 12 de outubro de 1986, a Cidade da Criança é um local específico para as crianças aproveitarem as horas vagas do dia. 
Possui playground para crianças com idade até 06 anos; gira – gira e foguetão para crianças de 07 a 10 anos. Além dos brinquedos, o parque conta com diversos atrativos para a criançada: Banco de Areia, Casa do Tarzan, Mini Cidade, Lanchonete, Banheiro Masculino e Feminino, Coreto para apresentações infantis e diversas árvores.
Endereço: Rua França, 102 – Vila Roma Brasileira.
Visitação: Diariamente, das 8 horas às 17 horas.

Praça dos Exageros

Localizada ao lado do Centro Esportivo e de Lazer “Franco Montoro”, a Praça dos Exageros é um parque temático que possui diversos objetos em tamanho gigante, retratando assim a fama da cidade. 
Neste local podem ser encontrados em formato gigante, um jogo de xadrez, joaninhas, formigas, um jogo de lápis, um interfone, um caixa eletrônico e uma trena no formato de escorregador. 
Entre as atrações do local, estão também, dois bonecos do personagem Simplício, vivido pelo humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, que durante décadas colocou o município no cenário nacional e ajudou a transformar Itu na “Cidade dos Exageros”.
No ano de 2020 o parque passou por uma revitalização, com a instalação de uma fonte interativa, brinquedos atualizados e em maior quantidade, infraestrutura de arquibancada e palco coberto.
Endereço: R. José Maria dos Passos, 200 – Vila Padre Bento, Itu – SP

Fazenda do Chocolate

Situada na Estrada Parque que comentamos anteriormente, fica a Fazenda do Chocolate, um lugar ideal para passar uma tarde em família.
Parque com visitação livre com bela arquitetura rústica e colonial, lagos, playground, animais de fazenda e muito contato com a natureza.
No local há:
- Restaurante com comida caipira servida no fogão a lenha em um delicioso ambiente da varanda do casarão e área externa das 12h até as 15h. (ABERTO SOMENTE AOS FINAIS DE SEMANA)
- Loja de chocolates onde você encontra os deliciosos chocolates produzidos na fazenda, doces e biscoitos.
- Adega que funciona na antiga senzala, lá são vendidos doces caseiros, mel, vinhos, licores e cachaças artesanais.
- Lanchonete com café quentinho que pode ser acompanhado com deliciosos salgados e bolos. 
Endereço: Estrada Parque (SP-312), km 90, em Itu - SP

Vídeo

Fizemos um vídeo dos principais pontos turísticos de Itu, dá uma olhada:

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Encontre onde ficar com o Airbnb ou com a Booking.com
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana