10 Fatos Interessantes sobre a Noruega - World by 2 - Dicas de Viagem

10 Fatos Interessantes sobre a Noruega

Publicado em 07/06/2022

No post de hoje damos uma olhada nos 10 fatos mais interessantes sobre a Noruega:
A Noruega é considerada um dos melhores países do mundo. Não é apenas um belo país cheio de vida selvagem deslumbrante, natureza e auroras boreais, mas também o lar de uma das sociedades mais progressistas e abertas do mundo.
Some tudo isso a uma história cativante cheia de vikings, conquistas e exploração, e nós ficamos apaixonados. Eu me mudaria para lá em um piscar de olhos se não fosse tão caro 😅.
dicas noruega

Fatos interessantes sobre a Noruega

1. O norueguês Roald Amundsen foi a primeira pessoa a chegar ao Pólo Sul na Antártica. Amundsen e quatro companheiros chegaram ao Pólo Sul em 14 de dezembro de 1911.
(Fonte: National Geographic)
2. A Noruega liderou o Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas em nove das 11 vezes, de 2001 a 2011. Nos outros dois anos (2007 e 2008), ficou em segundo lugar, atrás da Islândia.
(Fonte: Programa de Desenvolvimento da ONU )
3. Hornindalsvatnet na Noruega é o lago mais profundo da Europa. Atinge uma profundidade máxima de 514m.
(Fonte: VisitNorway )
4. Roald Amundsen também foi o primeiro a conquistar a Passagem do Noroeste exclusivamente de navio. Com uma tripulação de seis pessoas, Amundsen atravessou a passagem em uma jornada de três anos de 1903 a 1906. Os navios que Amundsen usou em suas expedições, o Fram e o Gjøa, podem ser vistos no Museu Fram em Oslo.
5. A Noruega é o berço do esqui, anterior ao esporte ficar famoso na Suíça e na Áustria. A palavra 'ski' é uma palavra nórdica, skīth , que significa 'pedaço de madeira'.
6. O Túnel Lærdal é o túnel rodoviário mais longo do mundo, com 24,5 km. O túnel leva 20 minutos para ser cruzado e usa iluminação azul e amarela para reproduzir o nascer do sol e manter a calma dos motoristas.
7. Suspeita-se que a Noruega tenha o maior fundo de riqueza soberana do mundo, estimado em US$ 1 trilhão em 2020. É o sétimo maior exportador de petróleo do mundo e resistiu à tentação de esbanjar sua fortuna, optando por depositar o excesso de riqueza em seu fundo de petróleo.
8. Para encorajar os homens noruegueses a cuidar de seus filhos, uma cota de licença paternidade de 10 semanas é reservada para eles. Assim, na Noruega, 90% dos pais tiram pelo menos 12 semanas de licença paternidade, conhecida como pappapermisjon.
9. O Prêmio Nobel da Paz é concedido em Oslo anualmente desde 1901. É um dos cinco prêmios Nobel, os outros concedidos em reconhecimento aos sucessos acadêmicos em Química, Física, Medicina e Literatura.
(Fonte: Nobelprize.org )
10. Cerca de 98-99% da eletricidade da Noruega vem de usinas hidrelétricas. Em 1991, foi um dos primeiros países a adotar um imposto sobre o carbono na tentativa de desacelerar o aquecimento global.

Veja também


Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Encontre onde ficar com o Airbnb ou com a Booking.com
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana