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Como Formatar seus Posts para Atrair mais Leitores para seu Blog

Publicado em 06/06/2022

Criação de conteúdo não é tarefa fácil. 
Não importa quão atraentes sejam os posts ou quão bem articulamos nossas postagens, a verdade é que poucas pessoas leem uma postagem de blog do início ao fim. A maioria das pessoas percorre tudo em apenas alguns segundos e param apenas se algum tópico é muito interessante.
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Então, como garantir a atenção total dos seus leitores? Bem, certamente existem alguns truques que ajudam a envolver seus leitores e levá-los a prestar mais atenção ao conteúdo.
O primeiro é óbvio: um post bem escrito. Alguns escritores talentosos são tão habilidosos que poderiam escrever um post sobre como montar uma prateleira e os leitores iriam adorar. Mas o fato é que poucos escritores são desse calibre. Aliás, pouquíssimos.
Mas isso não significa que nós, blogueiros comuns, não possamos escrever posts que fisguem os leitores.

E se eu te disser que existem algumas técnicas de formatação super fáceis que podem aumentar as chances de um post de blog ser lido quase exponencialmente?
Não acredita em mim? Pois é verdade, e tudo tem a ver com o funcionamento do nosso cérebro. É pura ciência.
Vejamos algumas das técnicas de formatação que você pode implementar facilmente em suas postagens:

Comece os posts com parágrafos mais curtos

Grandes blogueiros sempre começam seus posts com um único parágrafo de frase. Cada postagem começa com 3 ou 4 parágrafos mais curtos, com cerca de 2 ou 3 linhas e em seguida, aumenta para parágrafos mais longos (mas não mais que 6 ou 7 linhas). É uma técnica potente.
Em primeiro lugar, nossos cérebros reagem de maneira diferente ao ler uma tela versus páginas de um livro de papel. Na tela, tendemos a perder o foco facilmente. Parágrafos de frase única, escritos de uma forma que capte nossa curiosidade e atenção, ajudam a superar a inquietação inicial e a resistência à leitura.

Mantenha os parágrafos curtos

Deixando de lado a primeira frase, devemos sempre procurar ter parágrafos mais curtos nas postagens do blog. O motivo é o mesmo que mencionei acima. Nós tendemos a perder o foco e o interesse lendo parágrafos muito longos.
Parágrafos mais curtos dão ao cérebro pausas frequentes, ajudando-o a reorientar após o final de cada parágrafo. Estamos sempre fazendo isso inconscientemente, mas se você puder se lembrar disso ao escrever um post, é provável que seus leitores consigam manter o foco por mais tempo.
Seu objetivo deve ser escrever no máximo 4 ou 5 linhas por parágrafo, isso depois de alguns parágrafos mais curtos, conforme comentamos no item anterior.

Adicione títulos e subtítulos

Títulos e subtítulos são provavelmente a ferramenta de formatação de blog mais essencial que você tem. Essas são as pistas reais para tornar seu conteúdo interessante e mais fácil de ler em um dispositivo. 
Títulos e subtítulos não são bons apenas para SEO, mas também para leitores que apenas "passam o olho" pelo post antes de se comprometerem a ler tudo.
Muitos leitores (inclusive eu) fazem isso, em que lemos as manchetes primeiro para ter uma ideia do que esperar e decidir se vale a pena ler o post inteiro (ou não).
Os títulos e subtítulos também dividem uma postagem em seções e subseções, que ajudam o cérebro a processar melhor as informações. E isso, por sua vez, mantém o foco por mais tempo.

Deixe os pontos principais em negrito

Em um post há frases que transmitem a real intenção, enquanto as outras frases agem como enchimentos; estas são frases de transição que aumentam a legibilidade, mas não fornecem nenhuma percepção significativa.
Deixe as informações mais relevantes em negrito, pontos importantes, e faça as piadas em negrito. Dessa forma, enquanto o leitor estiver rolando a página, seus olhos serão naturalmente atraídos para essas linhas em negrito e acabarão lendo-as.

Use listas numeradas e marcadores.

Isso provavelmente está em todas as listas de guias de escrita on-line, mas há uma razão para isso. 
- Listas atraem os olhos.
- Listas ajudam a quebrar longos pedaços de texto.
- Listas ajudam os leitores a compreender conceitos semelhantes.
- Listas chamam atenção de quem está apenas rolando a página.

Faça links para outro conteúdo relevante.

Quer manter as pessoas em seu site? Dê a eles outro conteúdo relacionado para ler!
Links internos não são apenas uma boa ferramenta para otimização de mecanismos de busca. Eles dão aos seus leitores a opção de “ler mais sobre”, o que pode mantê-los em seu site por mais tempo e melhorar outras métricas do site também.
Atenção: o conteúdo para o qual você vincula deve ser realmente relevante. Você não quer que esses links internos sejam spam, ou os usuários não voltarão.

Use imagens em todos os posts.

Sério, uma imagem de qualidade é importante para cada post. 
As imagens servem para chamar a atenção e tornar uma página da web mais atraente. Eles quebram blocos de texto, ajudando o leitor a ficar mais engajado. 
Há uma abundância de recursos gratuitos por aí – e a maioria dos telefones celulares hoje em dia tem câmeras muito boas. Não há desculpa para não ter algum tipo de imagem em seu post. Também vale a pena espalhar algumas outras imagens (se fizerem sentido) em todo o seu blog, como capturas de tela ou gráficos.

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