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Como Formatar seus Posts para Atrair mais Leitores para seu Blog

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Criação de conteúdo não é tarefa fácil.  Não importa quão atraentes sejam os posts ou quão bem articulamos nossas postagens, a verdade é que poucas pessoas leem uma postagem de blog do início ao fim. A maioria das pessoas percorre tudo em apenas alguns segundos e param apenas se algum tópico é muito interessante.

Então, como garantir a atenção total dos seus leitores? Bem, certamente existem alguns truques que ajudam a envolver seus leitores e levá-los a prestar mais atenção ao conteúdo.

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O primeiro é óbvio: um post bem escrito. Alguns escritores talentosos são tão habilidosos que poderiam escrever um post sobre como montar uma prateleira e os leitores iriam adorar. Mas o fato é que poucos escritores são desse calibre. Aliás, pouquíssimos.

Mas isso não significa que nós, blogueiros comuns, não possamos escrever posts que fisguem os leitores.

E se eu te disser que existem algumas técnicas de formatação super fáceis que podem aumentar as chances de um post de blog ser lido quase exponencialmente?

Não acredita em mim? Pois é verdade, e tudo tem a ver com o funcionamento do nosso cérebro. É pura ciência.

Vejamos algumas das técnicas de formatação que você pode implementar facilmente em suas postagens:

Comece os posts com parágrafos mais curtos

Grandes blogueiros sempre começam seus posts com um único parágrafo de frase. Cada postagem começa com 3 ou 4 parágrafos mais curtos, com cerca de 2 ou 3 linhas e em seguida, aumenta para parágrafos mais longos (mas não mais que 6 ou 7 linhas). É uma técnica potente.

Em primeiro lugar, nossos cérebros reagem de maneira diferente ao ler uma tela versus páginas de um livro de papel. Na tela, tendemos a perder o foco facilmente. Parágrafos de frase única, escritos de uma forma que capte nossa curiosidade e atenção, ajudam a superar a inquietação inicial e a resistência à leitura.

Mantenha os parágrafos curtos

Deixando de lado a primeira frase, devemos sempre procurar ter parágrafos mais curtos nas postagens do blog. O motivo é o mesmo que mencionei acima. Nós tendemos a perder o foco e o interesse lendo parágrafos muito longos.

Parágrafos mais curtos dão ao cérebro pausas frequentes, ajudando-o a reorientar após o final de cada parágrafo. Estamos sempre fazendo isso inconscientemente, mas se você puder se lembrar disso ao escrever um post, é provável que seus leitores consigam manter o foco por mais tempo.

Seu objetivo deve ser escrever no máximo 4 ou 5 linhas por parágrafo, isso depois de alguns parágrafos mais curtos, conforme comentamos no item anterior.

Adicione títulos e subtítulos

Títulos e subtítulos são provavelmente a ferramenta de formatação de blog mais essencial que você tem. Essas são as pistas reais para tornar seu conteúdo interessante e mais fácil de ler em um dispositivo. 

Títulos e subtítulos não são bons apenas para SEO, mas também para leitores que apenas “passam o olho” pelo post antes de se comprometerem a ler tudo.

Muitos leitores (inclusive eu) fazem isso, em que lemos as manchetes primeiro para ter uma ideia do que esperar e decidir se vale a pena ler o post inteiro (ou não).

Os títulos e subtítulos também dividem uma postagem em seções e subseções, que ajudam o cérebro a processar melhor as informações. E isso, por sua vez, mantém o foco por mais tempo.

Deixe os pontos principais em negrito

Em um post há frases que transmitem a real intenção, enquanto as outras frases agem como enchimentos; estas são frases de transição que aumentam a legibilidade, mas não fornecem nenhuma percepção significativa.
Deixe as informações mais relevantes em negrito, pontos importantes, e faça as piadas em negrito. Dessa forma, enquanto o leitor estiver rolando a página, seus olhos serão naturalmente atraídos para essas linhas em negrito e acabarão lendo-as.

Use listas numeradas e marcadores.

Isso provavelmente está em todas as listas de guias de escrita on-line, mas há uma razão para isso. 

  • Listas atraem os olhos.
  • Listas ajudam a quebrar longos pedaços de texto.
  • Listas ajudam os leitores a compreender conceitos semelhantes.
  • Listas chamam atenção de quem está apenas rolando a página.

Faça links para outro conteúdo relevante.

Quer manter as pessoas em seu site? Dê a eles outro conteúdo relacionado para ler!

Links internos não são apenas uma boa ferramenta para otimização de mecanismos de busca. Eles dão aos seus leitores a opção de “ler mais sobre”, o que pode mantê-los em seu site por mais tempo e melhorar outras métricas do site também.

Atenção: o conteúdo para o qual você vincula deve ser realmente relevante. Você não quer que esses links internos sejam spam, ou os usuários não voltarão.

Post relacionado: Como Criar um Excelente Conteúdo para seu Blog

Use imagens em todos os posts.

Sério, uma imagem de qualidade é importante para cada post. 

As imagens servem para chamar a atenção e tornar uma página da web mais atraente. Eles quebram blocos de texto, ajudando o leitor a ficar mais engajado. 

Há uma abundância de recursos gratuitos por aí – e a maioria dos telefones celulares hoje em dia tem câmeras muito boas. Não há desculpa para não ter algum tipo de imagem em seu post. Também vale a pena espalhar algumas outras imagens (se fizerem sentido) em todo o seu blog, como capturas de tela ou gráficos.

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