Brasil | Distrito Federal - Melhores Atrações de Brasília - World by 2 - Dicas de Viagem

Brasil | Distrito Federal - Melhores Atrações de Brasília

Publicado em 23/06/2022

Brasília é uma cidade jovem e rica fundada em 1960, com muita arquitetura contemporânea e um layout particularmente criativo. 
Brasília é realmente uma história de sucesso e um verdadeiro feito do planejamento urbano moderno.
Aqui você encontrará muita paisagem e o enorme Lago do Paranoá artificial, enquanto a área geral serve como um belo cenário natural para a paisagem deslumbrante e contrastante.
Uma das maneiras mais fáceis de fazer turismo em Brasília é embarcar em um ônibus turístico, sentar e apreciar a paisagem enquanto você é transportado pelos pontos turísticos da cidade. 
viajar brasília
Foto:Leo Caldas

Principais atrações turísticas de Brasília:

Praça dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes é onde você encontrará os edifícios, monumentos e museus mais importantes de Brasília, vários dos quais foram projetado por renomados arquitetos brasileiros, como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. 
As atrações notáveis ​​aqui são o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Essa parte do traçado criativo da cidade foi pensada para que a cada ano, no dia 21 de abril (dia de Tiradentes), o sol nasça exatamente entre as torres do Congresso.

Congresso Nacional

Um marco moderno muito fotografado com 'pratos' gigantes, o Congresso Nacional compreende a Câmara dos Deputados do Brasil e o Senado. Inaugurado em 1960, este é mais um famoso marco criado pela mão talentosa de Oscar Niemeyer, que optou por separar a Câmara dos deputados e o Senado com torres gêmeas, que abrigam uma série de escritórios e estão interligadas por um túnel. Do lado de fora há uma extensão de gramado e um grande espelho d'água, enquanto no interior estão algumas exposições interessantes, incluindo uma intitulada 'Túnel do Tempo'. 

Palácio do Planalto

Outro elegante edifício de Oscar Niemeyer, o Palácio do Planalto serve como espaço de trabalho oficial do presidente do Brasil. Com arquitetura modernista no seu mais elegante e datado de 1958, o Palácio Presidencial está localizado na Praça dos Três Poderes e possui quatro andares, sendo as colunas curvas em frente a uma grande piscina. 
Todo o complexo é composto por mais quatro edifícios adicionais, que se encontram nas proximidades. Recentemente restaurado, o Palácio do Planalto só fica aberto ao público aos domingos, quando as visitas guiadas permitem que você dê uma olhada no gabinete do presidente. Lá fora, vale a pena dar uma olhada na cerimônia regular de troca de guardas.

Lago Paranoá

O Lago Paranoá é um lago artificial situado na parte leste da cidade, criado quando o Rio Paranoá foi represado. Este lago é simplesmente enorme, com sua orla se estendendo por cerca de 80 km e repleto de todos os tipos de atrações, incluindo embaixadas, restaurantes, a Universidade de Brasília, o Centro Olímpico. Vários esportes aquáticos são possíveis no Lago Paranoá, com a segunda maior marina do Brasil localizada aqui, onde o wakeboard e o windsurf são populares.

Parque da Cidade Sarah Kubitschek

Batizado em homenagem à esposa do ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek desfruta de uma localização central e oferece oportunidades recreativas infinitas, com trilhas para jogging, ciclovias, áreas para piquenique e churrasco, playgrounds para crianças e instalações esportivas.

Parque Nacional de Brasília

Localizado na periferia norte da cidade, a pouco menos de 10 km do centro da cidade, o Parque Nacional de Brasília foi oficialmente criado em 1961 e abrange uma área de mais de 30.000 hectares. Lar de uma rica flora e fauna brasileira, o Parque Nacional vem com muitas atrações atraentes, incluindo piscinas naturais, palmeiras e coqueiros além de caminhos ao longo da costa da Barragem Santa Maria. 

Torre de TV

Com uma altura de pouco menos de 225 metros, a Torre de TV de Brasília é um marco histórico muito característico da cidade e claramente visível no horizonte. 
Concluída em 1967, a Torre de TV vem com um deck de observação, que fica a 75 metros e oferece algumas das melhores vistas da cidade possíveis. Todos os fins de semana acontece uma feira de artesanato na base da torre.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Facilmente o mais famoso de todos os marcos artificiais da cidade, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida domina a Esplanada dos Ministérios com sua peculiar arquitetura moderna e contemporânea. 
Esta catedral católica romana foi criada por um dos arquitetos mais famosos do Brasil, Oscar Niemeyer, e foi projetada em 1958, sendo finalmente concluída e dedicada em 1970. Hoje um símbolo icônico da cidade, aparecendo regularmente em fotos promocionais, a Catedral Metropolitana circular conta com 16 colunas curvas de concreto que se estendem para cima para criar uma coroa, que por sua vez circunda o telhado de vidro. A estrutura geral foi projetada para se parecer com mãos estendendo-se para o céu. Por dentro, os painéis de vidro colorido são espetaculares e inundam o interior com luz natural,

Palácio do Itamaraty

Atualmente abrigando o Ministério das Relações Exteriores, o Palácio do Itamaraty é um edifício impressionante. A principal característica da arquitetura é a longa linha de arcos simétricos, que se erguem sobre um espelho d'água e jardins circundantes projetados pelo artista e arquiteto brasileiro Roberto Burle Marx. 
No interior, os quartos estão decorados de uma forma bastante opulenta, com várias obras de arte e mobiliário antigo.

Palácio da Justiça

Uma construção incomum que certamente chama a atenção, o Palácio da Justiça foi projetado em 1957 por Oscar Niemeyer, à primeira vista o Palácio da Justiça parece nada mais que um moderno edifício retangular cinza. No entanto, conforme você se aproxima, você verá várias cachoeiras caindo dos arcos, alcançando o grande lago de carpas abaixo.

Santuário Dom Bosco

Famosa igreja que regularmente enfeita cartões postais da cidade, o Santuário Dom Bosco é construído com várias colunas de concreto. Essas colunas altas suportam quase 7.500 peças de vidro de Murano, que têm sido usadas para representar um céu noturno cheio de estrelas. Como resultado do uso extensivo de vidro Murano, grande parte do interior é banhado por luz azul e roxa.

Palácio da Alvorada

Residência oficial do Presidente do Brasil, o Palácio da Alvorada foi projetado por Oscar Niemeyer em 1957 e concluído no ano seguinte. Aparecendo inicialmente como uma caixa de vidro gigante, o Palácio do Amanhecer fica próximo ao Lago Paranoá e possui três andares, sendo o segundo andar composto por suítes, apartamentos e quartos privativos. O edifício foi restaurado em 2004 após um mau envelhecimento e os quartos mobilados no seu estilo original. 

Ponte Juscelino Kubitschek

A Ponte Juscelino Kubitschek tem vários nomes semelhantes, como 'Ponte do Presidente' ou 'Ponte JK', e foi construída na virada do milênio para atravessar o Lago Paranoá. Estendendo-se por cerca de 1.200 metros, este marco proeminente é feito de concreto e aço, sendo suportado por três arcos que se cruzam de cada lado e uma torre de mais de 60 metros. 
O projeto da ponte foi muito elogiado e recebeu diversos prêmios nos últimos anos. A noite é a melhor hora para apreciar a estrutura da ponte mais famosa de Brasília, quando suas curvas e retas são acentuadas por holofotes.

Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil hospeda uma variedade de exposições, mostras, exibições de filmes, espetáculos teatrais, festivais e eventos culturais. Existem dois espaços principais de galeria, juntamente com um cinema que exibe filmes independentes, uma livraria bem abastecida e um café. 

Museu de Valores do Banco Central do Brasil

Pertencente e administrado pelo Banco Central do Brasil, o Museu de Valores contém tudo o que você possa imaginar relacionado à moeda do Brasil. Além de ser chamado de casa por uma variedade de moedas raras e máquinas históricas de impressão de dinheiro, o museu também exibe papel-moeda de vários países internacionais. Curiosamente, é aqui que está localizada a maior pepita de ouro já escavada no Brasil, pesando impressionantes 60 kg.

Museu Nacional da República

O Museu Nacional de Brasília foi projetado para abrigar importantes exposições nacionais e internacionais e foi inaugurado em 1960. Ao entrar você verá imediatamente observe que o andar superior parece suspenso. O espaço total de exposição cobre cerca de 14.500 metros quadrados, enquanto há também dois grandes auditórios com capacidade para pouco menos de 800 pessoas cada.

Museu da Imprensa

Fundado no início da década de 1980 e repleto de raros documentos brasileiros de importância nacional, o Museu da Imprensa tem uma rica coleção, incluindo o primeiro jornal impresso do país - a Constituição de 1891. 
Particularmente significativo é o exemplo de uma máquina 'Prelo Machado de Assis', uma gráfica inglesa fabricada em 1833, que na verdade é apenas uma das três que ainda existem, em qualquer parte do mundo.

Memorial JK

Construída e inaugurada em 1980 para homenagear o fundador oficial da cidade de Brasília, o presidente brasileiro Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902 a 1976), o Memorial e Museu JK, localizado no centro, invoca muito orgulho na cidade. 
O memorial em si é um dos mais visitados de todas as atrações culturais da cidade. Este edifício futurista é fácil de localizar, já que do lado de fora há uma coluna alta, em forma de meia-lua que sustenta uma estátua do próprio JK. Em exibição estão muitos dos pertences do presidente, junto com várias fotos e plantas do layout original da cidade.

Museu de Arte de Brasília - MAB

Distribuído por três andares diferentes, o Museu de Arte está situado próximo à orla do Lago Paranoá. A maioria das obras expostas aqui vão desde meados do século 20 e incluem notáveis ​​artistas modernos brasileiros como Amilcar Augusto Pereira de Castro, Antônio José de Barros de Carvalho e Melo Mourão (Tunga), Francisco Stockinger, Regina Silveira e Vasco Prado. O andar térreo conta com um restaurante famoso e leva a um jardim de esculturas, enquanto no andar superior ficam as exposições permanentes de pinturas, esculturas, gravuras e fotos.

Veja também


Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Encontre onde ficar com o Airbnb ou com a Booking.com
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!
0 comentários via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos da semana