Se você está planejando uma viagem a Portugal, não pode deixar de visitar o Centro Histórico do Porto. A região é rica em história, cultura e beleza arquitetônica, e uma mistura única de edifícios antigos e modernos. Neste guia, vamos dar uma olhada em tudo o que você precisa saber sobre o Centro Histórico do Porto e as principais atrações da região.
Há muito o que se ver no Porto, mas a sorte é que grande parte dos pontos turísticos mais interessantes ficam no Centro Histórico da cidade. Você pode fazer tudo a pé e não tenha pressa. Reparar nos detalhes dos azulejos que recobrem as casas e nos magníficos e enfeitados altares das igrejas faz parte do passeio e do charme da cidade.

O que é o Centro Histórico do Porto?
O Centro Histórico do Porto é, sem dúvida, o coração da cidade, onde a história e a cultura de Portugal se misturam de forma única. Sendo a região mais antiga da cidade, ele foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996. Além disso, o Centro Histórico é composto por várias ruas estreitas, edifícios antigos e igrejas, além de muitas lojas, restaurantes e bares que garantem uma experiência completa para os visitantes.
O que fazer no Centro Histórico do Porto?
Existem muitas coisas para fazer no Centro Histórico do Porto, desde visitar as principais atrações até simplesmente passear pelas ruas e desfrutar da atmosfera local. Aqui estão algumas das principais atrações da região:
Estação São Bento
Pode parecer estranho que uma estação de trem seja um destino obrigatório, mas a Estação de São Bento é algo especial. Eleita uma das mais belas estações ferroviárias do mundo, você encontrará nas paredes cerca de 20.000 azulejos decorativos, que levaram 11 anos para serem completados pelo pintor Jorge Colaço.
A estação de trem no Porto é uma obra de arte , é provavelmente a estação de trem mais bonita que eu já vimos na Europa. Os belos azulejos que decoram a estação ilustram uma série de grandes batalhas, reis e cenas históricas.
Praça da Liberdade
A Praça da Liberdade é, sem dúvida, a praça principal do Porto, localizada bem no centro da cidade. Além disso, a praça é cercada por edifícios históricos que conferem um charme especial ao local e no centro da praça, você encontrará a estátua imponente de Dom Pedro IV, que é um dos símbolos importantes da cidade.
Palácio da Bolsa
O Palácio da Bolsa é um edifício histórico do século XIX que foi construído para a Associação Comercial do Porto. O edifício é conhecido por sua sala de jantar árabe e sua biblioteca.
Rua das Flores
A Rua das Flores é uma rua charmosa e pitoresca que oferece uma variedade de lojas, restaurantes e bares. É um ótimo local para passear e fazer compras.
Vamos falar mais sobre os principais pontos turísticos do centro do Porto:
Catedral Sé do Porto

Situada no topo de uma colina, com vista para a cidade, a Catedral do Porto remonta aos séculos XII e XIII. Admire a sua matriz única de estilos arquitetônicos, do românico ao barroco e características góticas, em seguida, vá para dentro para ver belos vitrais e uma coleção de esculturas centenárias. Certifique-se de dar um passeio ao longo do terraço fora da igreja com vista para os telhados cor de terracota abaixo.
Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco é o último monumento gótico do Porto. No entanto, o que realmente impressiona é o seu interior, considerado a joia da coroa. Decorado entre os séculos XVI e XVIII, ele apresenta alguns dos mais luxuosos trabalhos em madeira dourada de todo Portugal, com quase 800 libras de ouro.
Além disso, o interior é coberto por painéis esculpidos que exibem detalhes incríveis, como pássaros, querubins e folhagens. Portanto, ao visitar, certifique-se de reparar nesses detalhes e explorar as antigas abóbadas góticas, paredes e pilares que tornam este monumento ainda mais fascinante.
Centro Português de Fotografia

Existem três motivos principais para visitar o Centro Português de Fotografia. Primeiramente, ele está instalado dentro de uma antiga prisão — e, acredite, isso torna a visita ainda mais interessante! Além disso, a entrada é gratuita, o que é sempre uma ótima notícia para os visitantes. Por fim, o centro é uma excelente opção de passeio em dias de chuva, garantindo uma atividade cultural mesmo com o tempo fechado.
O prédio, que data do século XVIII, foi usado como prisão até 1974 e algumas das portas e celas originais ainda estão intactas, proporcionando uma experiência histórica única. Sem dúvida, nós adoramos visitar esse local fascinante!
💲 Entrada Gratuita
Igreja, Museu e Torre dos Clérigos

Não tem como não notar a imponente Torre dos Clérigos no horizonte do Porto. De fato, ela chama atenção por sua beleza e tamanho, destacando-se no centro da cidade e se subir escadas não é um problema para você, após vencer 240 degraus, você poderá admirar uma vista panorâmica de 360 graus da cidade, capturando toda a sua beleza.
💲 Visita à igreja Gratuita
💲 5,00 Euros para subir na torre e visitar o museu

Livraria Lello
A livraria foi aberta pelos irmãos Lello em 1906 e é uma das mais antigas de Portugal. Além disso, ela é considerada por muitos como a mais bonita do mundo e ao entrar, você verá incríveis painéis de madeira e estantes de livros que vão do chão ao teto, além da icônica escadaria vermelha curva que chama a atenção de todos. Toda a livraria é iluminada por uma claraboia de vitral, que cria uma atmosfera única e encantadora.
Para quem é fã de Harry Potter, dizem que JK Rowling (que morou no Porto por dois anos), se inspirou nesta livraria para dar vida a locais por onde o bruxinho passou. (porém a própria autora já disse que isso não é verdade)
Devido à sua grande popularidade, para entrar na livraria, você tem que comprar um voucher, que pode ser usado como desconto se você comprar algum livro.
Observação: A fila é sempre enorme para entrar e o local (principalmente a escada) fica sempre lotado, então não espere conseguir uma foto realmente boa. Para nós, não valia o valor nem a espera, então visitamos apenas por fora e conseguimos dar uma espiada lá dentro.
💲 5,00 Euros para visitar (esse valor é descontado no valor de qualquer livro comprado no local)

Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas (e a Casa Escondida)
As Igrejas do Carmo e das Carmelitas ficam lado a lado e surpreendem quem passa por ali. O que separa as duas construções é a Casa Escondida — a casa mais estreita de Portugal. Muitos turistas olham para as fachadas sem perceber, num primeiro momento, que estão diante de duas igrejas distintas. Elas pertencem a ordens religiosas diferentes, fundadas nos séculos XVI e XVII.
A casa serviu de residência para alguns capelães e em algumas situações também abrigou artistas que faziam trabalhos na decoração da Igreja e médicos que trabalhavam no hospital da Ordem.
A Igreja das Carmelitas foi construída entre 1616 e 1628. Em 1736, é fundada a Ordem Terceira do Carmo, que a principio tinha a sua sede no Convento dos Carmelitas Descalços, bem ali ao lado, mas em 1752 foi cedido o terreno ao lado da Igreja dos Carmelitas para a construção da Igreja do Carmo.
A história que dizem é que naquela época não era permitido pelo Vaticano a construção de duas igrejas assim, uma ao lado da outra, e foi por isso que foi construída esta pequena e estreita casa entre as duas igrejas, separando os edifícios.
Mapa das Principais atrações no Centro Histórico do Porto
Com suas ruas movimentadas, lojas charmosas e uma atmosfera vibrante, o Centro Histórico do Porto é uma joia da cultura portuguesa que deve ser descoberta e apreciada. Então, se você está planejando uma viagem a Portugal, não deixe de incluir o Porto e o seu Centro Histórico em seu itinerário.